Cebolinho

2792
Cebolinho, excelente para condimentar os seus pratos
Cebolinho, excelente para condimentar os seus pratos

Nome vulgar desta planta: Cebolinho, ceboletas de França, ceboletas-de-França, cebolinha, cebolinha-galega, cebolinha-miúda

  • Família: Alliaceae
  • Nome científico: Allium schoenoprasum

Propriedades medicinais do Cebolinho

Digestiva e benéfica para o sistema circulatório, estimula o apetite, tem propriedades hipertensoras e tonificantes. Rico em vitamina C, enxofre e selénio

Aplicação da cozinha

Os seus caules, de cor verde-viva, têm um gosto suave a cebola, o que faz deles uma guarnição ideal para saladas e sopas de tomate, recheio de batatas assadas e pratos de ovos.

As flores são utilizadas como guarnição nas saladas. O seu delicado e picante perfume a cebola, fazem do cebolinho um ingrediente chave na confeção de molho de iogurte ou queijo creme, saladas ou omeletas.

Se gosta de ter cebolinho para os seus pratos então saiba como deve plantá-lo.

Como plantar cebolinho:

O cebolinho pode ser plantado em sementes ou mudas. Caso as sementes não sejam plantadas diretamente no local definitivo, o transplante pode ser realizado depois de 30 a 40 dias.

Quando plantar:

Durante todo o ano, dando preferência às épocas de clima ameno.

Cuidados e quando colher:

Solo irrigado e adubado, com abundância de nutrientes. A colheita do cebolinho pode ser feita de dois meses e meio a quatro meses após o plantio. Colha as folhas inteiras, retirando-as pela base e nunca pela metade.

Experimente também em pratos de peixe e marisco. Combine com manjericão, estragão, salsa ou funcho.

Related entries

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]