Reveja as 17 regras de segurança da sua casa antes de ir de férias

2205
Regras de segurança da sua casa antes de ir de férias
Regras de segurança da sua casa antes de ir de férias
- pub -

Ir à praia, descansar ou partir de viagem. Mas, e a casa? Quando partir, especialmente para uma ausência prolongada, vá com a certeza de encontrar tudo o que deixou em boa condições. Siga as regras de segurança da sua casa e vá de férias descansada.

Para isso, não é só a viagem que deve ser preparada com antecedência, mas também a sua casa.

Regras de segurança da sua casa nas férias

Um mês antes das desejadas férias, comece por verificar as instalações e os concertos que tem vindo a adiar. Uma torneira que pinga pode tornar-se num dilúvio.

Para desligar os aparelhos eléctricos, comece por consumir o stock de alimentos do frigorífico e da arca congeladora, e não os renove. Não será preciso fazer isto se ficar poucos dias fora, mas convém verificar se, durante a ausência não ocorreu nenhum descongelamento por falta de energia. Se isso aconteceu, o melhor é eliminar todos os alimentos que podem estar estragados.

Se tem alarme, o melhor é chamar um técnico para ver se está tudo em ordem, mas não deixe de instalar fechaduras de segurança, ou grades nas janelas, ou mande mesmo blindar a porta. A segurança nunca é demais.

Uma boa prevenção contra roubos é manter as luzes acesas. Como os custos são demasiado elevados, é melhor instalar um controlador de tempo em algumas lâmpadas, de forma a que estas liguem e desliguem automaticamente, ao fim de um determinado tempo.

- pub -

Não deixe jóias ou objectos de valor em casa. Peça a um amigo para ficar com elas (temporariamente, claro) e faça um seguro contra roubos, que costumam também cobrir danos de incêndio e inundação. Acima de tudo, não anuncie aos quatro ventos que vai partir de férias.

As roupas manchadas dentro dos armários são os petiscos preferidos das traças. Conserve os cereais, as massas e os grãos no frigorífico, porque estes são atacados pelos parasitas.

Antes de partir de férias, dê uma boa limpeza à casa, lavando os forros dos sofás, almofadas e roupas da cama, os tapetes e aspire bem.

Se desejar pode enrolar os tapetes e carpetes depois de cobertos com jornais.

Aplique desinfectantes e desodorizantes na cozinha e na casa-de-banho. Quando voltar, não vai querer ter de encarar estas limpezas, pois não?

Entregue a chave da casa a uma pessoa da máxima confiança para verificar se tudo está em ordem e para arejar a casa de vez em quando.

No dia anterior à grande viagem, retire do exterior da casa tudo o que possa servir de utensílio para arrombamentos, como cadeiras ou mesas, porque a ocasião faz o ladrão.

Agrupe as plantas de interior próximo de uma janela e retire todas as flores das jarras, lavando estas bem.

Tape os sofás com lençóis velhos e limpe as varandas e os terraços, desentupa os ralos para evitar chegar e encontrar uma piscina.

. pub .

Na hora da partida, feche todas as válvulas e torneiras e desligue os interruptores e a electricidade.

Deixe a porta do frigorífico e da arca congeladora aberta para evitar a formação de cheiros desagradáveis. Se os deixar ligados, regule-os para o mínimo, para reduzir o consumo de energia.

Desligue da tomada todos os electrodomésticos a antena da televisão, para os proteger das descargas eléctricas e feche todas as janelas, portas e entradas da casa.

Feche com o tampão os ralos para evitar a entrada de cheiros desagradáveis das canalizações.

Seguindo estas regras de segurança da sua casa nas férias,  viajará tranquila, com a certeza de encontrar a sua casa em condições no regresso.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
- pub -