Decoração de apartamentos, os estilos e as tendências para a casa

1646
Decoração de apartamentos
Decoração de apartamentos

A preocupação com a decoração de apartamentos é um tema recorrente na sociedade dos nossos dias.

A própria história da decoração tem vindo a sofrer ao longo dos séculos inúmeras transformações e evoluções, influenciadas pelos tempos, materiais, texturas e mercados.

Decoração de apartamentos

Desde os primórdios da raça humana que os nossos antepassados preocupavam-se em assinalar as suas experiências através das pinturas nas suas grutas, contando histórias de lutas e proezas alcançadas, personalizando desta forma as suas habitações.

Com a evolução dos tempos, começaram então a surgir as casas, os templos, os palácios, e com eles a necessidade do ser humano tornar o seu espaço único e agradável.

História da decoração

A palavra “decoração” remonta à antiga Roma (decoratione), mas só atinge a noção de conceito no antigo Egipto, conhecido pelas suas gravuras, esculturas, vasos e até móveis ornamentados.

Ao longo da evolução humana o Homem sempre se preocupou em documentar os seus feitos, como guerras ou tragédias, em acessórios decorativos como ânforas e frescos, que se tornaram fundamentais mais tarde para compreender a nossa própria História.

A decoração de apartamento significa tornar o espaço mais belo, mais de acordo com a forma de ser de quem o habita, contribuindo dessa forma para o seu bem-estar. Exige algum planeamento cuidado, permitindo conseguir combinar de forma harmoniosa cores, materiais, texturas e disposição de móveis e acessórios.

A arte da decoração

A decoração deve ser por isso considerada como uma forma de arte e mais do que nos encher os olhos, enche a própria alma. Um espaço bem decorado proporciona-nos prazer e conforto espiritual.

H. W. Janson, na sua obra “A História da Arte” (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1989) afirma que a arte tem origem na necessidade do homem de decorar, enfeitar o mundo que cerca, embelezar sua vida e a do seu habitat.

Inicialmente surgiram objectos como as cadeiras, escabelos, baús e camas. A história da decoração, nos seus primórdios, confunde-se com a do mobiliário. E, é claro que assim o seja pois, o mobiliário foi e continua a ser o elemento essencial na decoração.

A evolução do conceito

O conceito de decoração como o conhecemos hoje, só surgiu após a época do Renascimento, com destaque para o empenho dos reis “Luíses” em França, e em especial Luís XIV, com o seu Palácio de Versailles.

A evolução rápida dos materiais e tecnologias, bem como o desenvolvimento social e cultural, fazem com que o mundo da decoração de apartamentos esteja sempre em contínua mutação, trazendo até nós inúmeras possibilidades de decorar o nosso espaço e de o adaptar às nossas preferências.

Hoje em dia existem diferentes estilos para a decoração de apartamentos, relacionados com épocas, texturas, cores e tendências, que transformam a arte de decorar numa aventura livre de barreiras e limites.

Estilos como Art Deco, Modernismo, Oriental, Anos 60, entre outros, que dão largas à imaginação e criatividade de qualquer decorador, quer este seja profissional ou, como a maior parte de nós, amador.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]