10 ideias para ter casas passivas mais verdes

1354
10 ideias para ter casas passivas mais verdes
10 ideias para ter casas passivas mais verdes

As casas passivas são uma das grandes tendências da construção no momento. Nunca ouviu falar? Trata-se de um termo que provém da palavra alemã Passivhaus e é um tipo de construção sustentável. Neste género de edifícios o lema é a poupança energética, sendo preciso pouco consumo de eletricidade para aquecer ou arrefecer a habitação.

O que são casas passivas?

Se gostava de construir uma moradia sustentável ou se quer fazer melhorias na sua habitação de modo a torná-la mais eficiente, então não perca as próximas 10 ideias para ter uma casa mais verde. As vantagens são imensas: poupança de energia, menos pegada ecológica e sobretudo, melhor qualidade de vida para si e para a sua família!

Construir uma casa em madeira

Se está a pensar construir uma moradia amiga do ambiente, então tem que optar por uma casa modular com uma estrutura em madeira, um método conhecido como Light Wood Framing.

Sem dúvida que é um enorme passo para ter uma casa passiva e tem inúmeras vantagens. Uma das principais é a elevada eficiência energética, principalmente quando comparada aos métodos de construção tradicional.

Por ser utilizada a madeira e pela forma como é construída, este tipo de casas tem poucas perdas ou ganhos de calor, ou seja, não é necessário recorrer a sistemas de refrigeração ou aquecimento. Além disso, são mais rápidas de construir, mais baratas e produzem menos resíduos do que a construção convencional.

E quer saber o melhor? Além de estar a reduzir a sua pegada no meio ambiente, a estética não tem limites! Tanto pode optar por um design mais alternativo, como por um visual moderno e idêntico a casas tradicionais, como é o caso de uma casa passiva.

Um spa particular e sustentável

O sistema de construção modular e em madeira também é útil para fazer remodelações, para criar um anexo, um alpendre e até um spa particular! Já se está a imaginar com um espaço igual para poder relaxar, certo?

E ainda vai estar a dar mais um passo para ter uma casa passiva e verde. A renovação é rápida, tem qualidade e a madeira no chão permite que o piso continue a ser permeável, o que é importante para que a água da chuva possa escoar e evitar problemas de humidade no futuro.

E que tal uma piscina natural?

São também conhecidas como piscinas biológicas e são compostas por uma estrutura semelhante a um lago. O sistema de filtragem é natural e feito a partir de plantas aquáticas, que eliminam as bactérias e mantém a piscina limpa.

O resultado? Uma piscina amiga do ambiente, com água limpa e de qualidade, sem o odor do cloro e sem causar irritações na pele ou vias respiratórias. Já para não falar que não precisa de manutenção, tornando-se bem mais económica do que as piscinas de cloro ou sal.

Janelas amplas

Se já está a ficar convencido em construir uma casa modular, então considere escolher janelas de grande dimensão. Além de conferir um ambiente muito moderno, permite uma maior entrada de luz na habitação.

O que significa? Vai recorrer muito menos à eletricidade, poupando o ambiente e a sua carteira. Se colocar cortinas opte por tons claros e tecidos semi transparentes para deixar entrar a luz. Além disso, as janelas amplas permitem uma maior ventilação natural.

Decore com plantas

Dê vida e decore a sua habitação com várias plantas naturais. Além de ficar com uma casa com uma aparência mais fresca, as plantas são funcionar como filtros energéticos e melhorar a qualidade do ar.

Ilumine eficientemente

Opte por lâmpadas LED, pois consomem até menos 80% de energia do que as luzes convencionais. É verdade que têm um custo mais elevado, mas também duram mais tempo, o que significa uma poupança energética e monetária a longo prazo.

Opte por tons claros para a sua casa

Decore a sua habitação com tonalidades mais claras, pois ajuda a que a casa tenha mais luminosidade. Deixe as cortinas abertas durante o dia e aproveite o máximo de luz solar, poupando energia e dinheiro ao fim do mês quando vier a conta da eletricidade.

Poupe energia com painéis solares

Aproveite ainda mais a luz do sol e instale um painel solar na sua casa. Apesar de ter um investimento inicial elevado, o retorno é rápido pois vai reduzir os custos com a energia a longo prazo. Além disso, vai estar a ser mais amigo do ambiente ao produzir uma energia limpa e renovável.

Não se preocupe com a manutenção pois este tipo de equipamentos é bastante resistente e durável.

Tenha espaços ao ar livre

Sentar-se a ler ou livro ou a descansar ao ar livre pode ser muito benéfico para a sua saúde. Consoante o espaço disponível, crie pequenos jardins e áreas de lazer ao ar livre. Apanhe um bocadinho de sol e aumente a produção de vitamina C. Aprecie o som do vento ou dos pássaros e relaxe.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]