Arquitetas e Decoradoras mulheres que inspiram

1262
Arquitetas e Decoradoras que nos inspiram: Nini Andrade Silva - Bestguide
Arquitetas e Decoradoras que nos inspiram: Nini Andrade Silva

Arquitetas e Decoradoras mulheres que inspiram: apesar de a tendência se estar a inverter, o mundo da decoração e principalmente da arquitetura ainda traz mais destaque a profissionais que sejam de sexo masculino.

No entanto, hoje em dia, cada vez mais mulheres se estão a dedicar a estas áreas e a obter bastante sucesso e reconhecimento, graças ao seu trabalho, bom gosto e profissionalismo, promovendo uma maior igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e abrindo caminho para uma maior realização profissional feminina.

Arquitetas e Decoradoras que nos inspiram

Para que se inspire, selecionamos 4 mulheres de bastante sucesso na àrea da arquitetura e da decoração e contamos-lhe a sua história, em colaboração com o Habitissimo:

Zaha Hadid

Zaha Hadid - Dmitry Ternovoy
Zaha Hadid

Zaha Hadid nasceu em Bagdade em 1950, e tornou-se conhecida mundialmente pelos seus trabalhos de arquitetura, relacionado-se com a corrente desconstrutivista. Após se ter formado em matemática na Universidade Americana de Beirute, ingressou no mundo da arquitetura, estudando na Architectural Association de Londres, onde viria mais tarde a dar aulas, na década de 1980.

Grande parte da sua obre é conceitual, incluindo o Centro Aquático de Londres e o Bergisel Sky Jump, em Innsbruck, Áustria. Curiosamente, alguns dos trabalhos pelos quais foi premiada nunca chegaram a ser construídos: é o caso do “The Peak Club” em Hong Kong e da “Ópera da Baía de Cardiff”, no País de Gales. Zaha recebeu vários prémios internacionais, tendo inclusive sido a primeira mulher a ser premiada com o Prémio Pritzker da arquitetura, atribuído pelo conjunto da sua obra.

Foi também das poucas mulheres a ser premiada com a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects. Infelizmente, Zaha Hadid faleceu em 2016, na sequência de um ataque cardíaco, mas a sua obra e conquistas permanecem.

Patricia Urquiola

Patricia Urquiola - Max Zambelli
Patricia Urquiola

Arquiteta e designer, Patricia Urquiola nasceu em Oviedo, Espanha, mas reside atualmente em Milão, onde tem o seu estúdio de arquitetura e interiores.

Patricia formou-se em arquitetura, tendo de seguida trabalhado como professora assistente durante 2 anos, findos os quais começou o seu trabalho num escritório de desenvolvimento de produtos.

Entretanto, abriu um estúdio juntamente com alguns amigos, e em 2001 abriu o seu próprio estúdio em Milão. Patricia recebeu já diversos prémios ao longo da sua carreira, e participou também de inúmeros eventos relacionados à arquitetura e ao design de interiores.

Patricia tornou-se mundialmente reconhecida graças ao seu trabalho no design, tendo sido uma das primeiras designers a incorporar bordados, crochet e o tricô nas peças que criava, promovendo estas artes e trazendo-as para ambientes mais modernos.

Nini Andrade Silva

Nini Andrade Silva - Bestguide
Nini Andrade Silva

Não podia faltar uma portuguesa nesta nossa lista de mulheres bem-sucedidas! Nini Andrade Silva nasceu no Funchal e formou-se em Design no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), em Lisboa, tendo prosseguido a sua formação profissional em países como a Dinamarca, África do Sul, Londres e Paris.

Nini conta com uma grande obra além-fronteiras, e conta com vários prémios de diversas instituições, tendo-se também tornado presença frequente em publicações como o New York Times, El Pais e Architectural Digest.

Para além do seu trabalho enquanto arquiteta e designer, Nini é também criadora de diversas linhas de mobiliário (tendo recebido em 2011 o prémio International Design & Architecture pela linha de mobiliário “Garota do Calhau”) e é também pintora, tendo exposto em galerias internacionais.

India Mahdavi

Arquitetas e Decoradoras que nos inspiram: India Mahdavi- Lou Mora
Arquitetas e Decoradoras que nos inspiram: India Mahdavi

Originária de uma família anglo-persa, India passou a sua infância entre vários sítos, dentre os quais se destacam Paris e Nova Iorque.

O estilo das suas criações reflete a sua personalidade poliglota, recorrendo muito ao uso da cor na composição dos ambientes.

Atualmente a viver em Paris, India projetou diversos projetos de design de interiores reconhecidos internacionalmente, tendo sido distinguida com o prémio “Designer of the Year” da famosa feira “Scènes d’intérieur/Maison et Objets”.

Formada em arquitetura, design industrial,design gráfico e design de móveis, o seu estilo granjeou-lhe vários seguidores, que admiram o seu trabalho de linhas fluidas, elegantes e com muita cor à mistura.

Classificação
A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]