Periquitos

2172

Irrequietos, barulhentos e muito, muito divertidos, são os pequenos periquitos…

Multicoloridos, são perfeitos animais de estimação quando bem ensinados e podem até falar.

De origem australiana, os primeiros exemplares, de plumagem verde, foram trazidos para a Europa por exploradores europeus, e de imediato conheceram uma enorme expansão junto dos ornitólogos.

Do branco quase puro aos verdes e azuis, passando por amarelo e tons de cinza, muitas são as gamas de cores apuradas pelos criadores com base nas heranças genéticas de cada espécie de periquitos.

Cruzando cores pode captar-se alguns espécimes únicos, através de mutações, que depois vão dar origem a novas variedades. Foi o que aconteceu no início dos anos 30 quando surgiram os primeiros periquitos cinzentos e uma década antes, quando foi reproduzida a variedade celeste de asas cinzas.

Mais raro de conseguir, e por isso mais apreciado pelos criadores é o tom violeta, originado por um gene recessivo.

Trabalhando os cruzamentos entre diferentes cores, os biólogos também descobriram alguns aspectos interessantes acerca dos códigos genéticos dos humanos, como os genes recessivos e as mutações.

Seja de que cor for, este pequeno animal é uma companhia muito agradável, principalmente para quem deseja companhia, mas que não quer, ou não pode, suportar os encargos de outro tipo de animal. Quando bem ensinados, desde jovens, pode até passear com ele no ombro ou chama-lo com simples assobios.

 

Se deseja vê-lo falar, procure os serviços de um veterinário, para que este efectue o corte do freio da língua. E divirta-se com este amigo de penas.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 3]