Cuidados a ter com os animais em dias de calor

1212
Cuidados a ter com os animais durante as estações quentes
Cuidados a ter com os animais durante as estações quentes

Se você opta por atar o cabelo, cortá-lo, usar roupas leves e beber ou comer coisas frescas, os seus amigos felpudos não podem fazer o mesmo em dias de calor intenso, porque não podem tirar o “casaco de pêlo” que os cobre. É a si que cabe tornar o Verão menos penoso para eles.

Cuidados com os animais em dias de calor

O Bóbi está deitado na parte mais fresca da casa, de língua de fora e ofegante, e nem mesmo a palavra “passeio” o faz saltar como antes, ou o Tareco olha-a com olhos ainda mais lânguidos que o habitual, não respondendo às brincadeiras e fugindo do seu colo. Pois é, o calor afecta-os ainda mais que a si.

Banho do animal

Para evitar que eles se sintam assim, opte por passar o banho mensal do seu cão para semanal, com champôs próprios em água morna, e se ele for dos que gosta de mergulhar na praia, então os cuidados devem ser redobrados. Mantenha os ouvidos dele sempre tapados com pedaços de algodão e leve-o a uma tosquia.

Alimentação do animal

Como os alimentos se deterioram muito mais rapidamente, é necessário não deixar o prato no local habitual por mais de meia hora, ou este será um banquete para as bactérias e germes. A água deve estar sempre limpa e fresca, especialmente se o alimenta a ração seca, uma comida menos hidratada.

Passeios na praia

Quase todos os cães gostam da praia, mas tem de ter em conta que ele pode incomodar as outras pessoas, para além de, com toda a certeza, ir fazer as suas necessidades na areia. A menos que seja das pessoas conscienciosas que limpam imediatamente, saiba que se não o fizer está a colocar em risco a saúde pública, já que é através das fezes que o cão transmite algumas doenças.

O uso da trela

A trela é indispensável, se não quer que ele vá a correr atrás da primeira bola que vir passar, além de poder ser identificado, se se perder. Na coleira deve colocar o nome dele e o seu contacto, conselho que serve também para os gatos em viagem.

Retire a água salgada

Proteja-o sempre do sol e lave-o bem depois dos mergulhos, aplicando um condicionador para restaurar a oleosidade do pêlo. Aos gatos, basta dar-lhe banho uma vez por mês.

Os insectos

A ter em atenção também é a proliferação de insectos que podem atacar o animal. Mantenha-o afastado de zonas onde possam existir melgas ou carraças, como ervas altas, e correntes de água em rios ou mar. À noite, abrigue-o em local coberto. Troque com frequência a serradura da cama e do local das necessidades.

Se tem pássaros e se estes gostam de tomar banho, ofereça-lhes água fresca sempre que possível, e dê-lhes muitas verduras, mas não deixe ficar na gaiola os restos.

Proteja o seu animal dos dias de calr e gozem o Verão em harmonia.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]