Muda do pêlo

1283

O seu sofá parece ter sido vítima de um ataque de vários cães, quando apenas o seu Nero por lá passou?

 

O seu sofá parece ter sido vítima de um ataque de vários cães, quando apenas o seu Nero por lá passou, mas deixou bem distintamente as suas marcas em abundantes mechas de pêlo, ou parece que em toda a casa voam os pêlos do Tareco.

É uma situação no mínimo desagradável, isto porque pode também ser perigosa para a sua saúde, ou mais um factor de risco para quem apresenta características alérgicas.

No ciclo dos pêlos dos animais existem duas fases, uma de crescimento e outra de repouso e qualquer delas depende de factores como o estado hormonal, os factores genéticos, a raça, o sexo, a idade e o estado emocional e de saúde do animal, para além da temperatura ambiental que o animal enfrenta.

A estação do Outono é a mais propícia para a queda do pêlo e não apenas por que se trata da altura da queda da folha, como muita gente afirma. As alterações de temperatura que se fazem sentir, aliadas ao maior aquecimento das casas leva a que os animais percam pêlo durante esta estação.

Para aligeirar este fardo, quer para o animal, quer para os donos, que não podem andar sempre atrás do fiel amigo com um aspirador (o que apenas servirá para o enervar mais e causar uma maior queda de pêlo), o melhor é começar pela boca. Isto é, pela alimentação. Para que os pêlos cresçam fortes e sãos, é necessário providenciar uma dieta à base de proteínas, para além de ser equilibrado. A má nutrição é visível pelo aspecto quebradiço e pobre dos pêlos.

A juntar a esta alimentação, na estação do Outono, deve ainda dar um reforço ao seu cão em ácidos gordos essenciais como os ácidos linoleico e araquidónico, que não são produzidos pelo organismo, e que devem ser receitados pelo veterinário.

Uma altura de forte união entre o animal e o dono é a hora da escovadela. Esta acção proporciona a remoção do pêlo morto, dando lugar para o crescimento do novo pêlo. Deve escová-lo todos os dias e em todos os lugares do corpo.

Também importante para a pelagem é a exposição ao sol. A falta deste elemento pode levar estes amigos de quatro patas a efectuarem a mudança de pêlo durante todo o ano, pelo que umas horas de sol, não o vão bronzear mas vão permitir que o pêlo entre em períodos de repouso.

 

E mais importante que tudo o resto é o facto do seu animal sentir-se feliz na sua presença, pelo que deverá dar-lhe bastante da sua atenção.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]