Terapias Orientais Acupuntura – agulhas para equilibrar a energia do organismo.

0
1443

Terapias Orientais Acupuntura

Vieram do Oriente, ganharam milhares de adeptos e algumas terapias orientais, como a acupuntura, são já hoje reconhecidas pela medicina tradicional e amplamente procuradas pelos seus beneficios.

A acupuntura vem ganhando adeptos, não só entre os pacientes, mas também os estudantes de Medicina. O curso de especialização de acupuntura é um dos mais procurados.

Tida como um dos principais elementos da medicina chinesa há mais de 5 mil anos, a acupuntura “emigrou” para a Coreia, o Japão e, mais tarde, para o Ocidente.

A técnica

Isso originou algumas variações, mas a essência é a mesma. A técnica consiste em estimular pontos-chave (também chamados de pontos-reflexos) localizados nos meridianos, linhas verticais imaginárias que percorrem o corpo.

Por meio desses estímulos, o sistema nervoso central produz substâncias, como as endorfinas, que agem como analgésicos, anti-inflamatórios e antidepressivos.

Para a medicina oriental, a cura das doenças e a eliminação dos sintomas deveram-se ao equilíbrio de energia entre yin e yang promovido pela acupuntura.

Além da acupuntura, são utilizados o moxabustão e a auriculoterapia, que aplicam o mesmo princípio de pontos- reflexos.

No primeiro caso, o estímulo é feito com calor, e, no segundo, os pontos trabalhados estão todos concentrados na orelha. Também é utilizada a acupuntura com electro-estimulação, feita com um aparelho ligado às agulhas, as quais intensificam a acção.

A utilização é tão ampla que inclui benefícios estéticos, como tratamento de rugas e emagrecimento. A melhoria da circulação e a activação do metabolismo agem como rejuvenescedor da pele e facilitam a eliminação de líquidos.

Aplicações da acupuntura:

  • Tendinite, lombalgia, problemas ósseo-articulares, pressão alta, diabetes, cervicalgia, gastrite, sequelas de acidente vascular-cerebral, problemas emocionais (insónia, depressão), gastro-intestinais, ginecológicos, dermatológicos de origem intestinal, diminuição de rugas e emagrecimento.
  • Auriculoterapia – emagrecimento, tabagismo, enxaqueca, cólica. É mais indicado como “primeiros socorros” e não como um tratamento mais completo. Os resultados dependem também do esforço e da dedicação do paciente.
  • Moxabustão – doenças crónicas ou friagem.

Os resultados da acupuntura variam de acordo com a erva ou o tipo de calor empregado na técnica.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]