Como afastar o mau olhado

16757
Proteja-se do mau olhado
Proteja-se do mau olhado

Proibido pelos Dez Mandamentos, o mau olhado é um dos sentimentos mais antigos do Homem, a inveja, ou cobiça, tem feito mais mal ao mundo e à propriedade de cada um do que muitos cataclismos naturais.

Desde a inveja pelo número de ovelhas que outro possuía ou pelo cargo alcançado (e o máximo cuidado ia para os reis e regentes) e mais recentemente pelo carro que o vizinho guia, a cobiça tem desfeito reinos e vidas. Basta para tal lembrar as vinganças que tiveram lugar durante a idade das trevas da Inquisição, onde por uma ponta de inveja o inocente ardia na fogueira ateada pela inveja.

E segundo alguns dizem este sentimento tem uma forma de se fazer sentir através do mau olhado lançado contra pessoa, gado ou bem, que acaba por destruir a felicidade ou assim o acreditavam e acreditam muitas pessoas. Basta um olhar mais carregado de certas pessoas com “o dom” para que a vítima veja a vida a andar para trás.

Praticamente toda a gente já se julgou vítima de mau olhado, quer fosse devido a vários revezes sofridos de forma estranha ou por uma enorme dor de cabeça que se faz sentir de repente sem que haja qualquer motivo.

Dizemos então que nos lançaram mau olhado.

As curas para isto passam pelas benzedeiras que proliferavam nas aldeias e que com alguma água, um pouco de azeite ou sal e velas de cera, esconjuravam estes males.

Mestre nestas artes de feitiçaria, São Cipriano deixou-nos, no seu livro, “o modo engenhoso de saber quem são as pessoas que nos querem mal” que reza o seguinte:  Na ocasião em que uma pessoa sentir grande comichão na palma da mão direita, para saber se alguém lhe deseja mal e quem é que está falando em seu desabono, esfrega a parte que lhe está a dar comichão quatro vezes em cruz dizendo esta oração de joelhos:

Por Deus , pela Virgem

Por tudo que há santo,

Se quebre este encanto

Com pedras de sal.

Deitam-se então umas poucas de pedras de sal ao lume e enquanto elas estalam, continua-se a dizer:

Não sei o motivo

Por que haja algum vivo

Que assim me queira mal.

Faz-se o sinal da cruz três vezes e deita-se ao lume uns bagos de anilina encarnada que farão com que a pessoa que invejou apareça daí a 24 horas com tantas manchas vermelhas no rosto quantos bagos de anilina tivermos queimado.

No entanto a dúvida permanece sempre. Existem mesmo olhares que podem causar males, ou trata-se apenas da sugestão das pessoas em que existe algum poder oculto que lhes trás infelicidade ou dores. A verdade, o mau olhado, essa deve andar por aí.

Classificação
A sua opinião
[Total: 17 Média: 2.8]