O Stress e a Terapia Floral

0
1496

A cada dia um maior número de pessoas consciencializa-se que conquistas sociais, financeiras e profissionais, embora muito positivas e bem vindas, não suprem totalmente os anseios da alma humana.

É nesse momento que a busca por uma melhor qualidade de vida tem ocupado cada vez mais espaço no dia-a-dia das pessoas, pois começa-se a compreender a importância da felicidade na manutenção da saúde, produtividade e potencial criativo.

Considerado pela OMS como um dos grandes males desse final de século, o stress é um dos grandes responsáveis pela infelicidade, baixa produtividade e saúde precária, presentes na vida da maioria das pessoas.

Provocado pelas diversas reacções orgânicas que são desencadeadas ao mesmo tempo que nos sentimos ameaçados real ou imaginariamente, o stress é necessário ao organismo, pois auxilia o desempenho das funções orgânicas e psíquicas (crescimento, criatividade, etc.).

Para poder enfrentar esses estados de tensão, o corpo faz com que as glândulas supra renais produzam mais adrenalina, o fígado converta as reservas de gordura em açúcares (para produzir mais energia) e a irrigação sanguínea seja reduzida em alguns locais, para que coração, cérebro e músculos sejam melhor irrigados. Entretanto, se essas alterações acontecem repetidas vezes, com pequenos intervalos de tempo, ocorre o que podemos definir como stress negativo, responsável por sérios transtornos físicos e emocionais, sobre o qual falaremos neste artigo.

Para facilitar a compreensão e solução desses conflitos emocionais e desequilíbrios físicos advindos dos estados de stress, a Terapia Floral tem papel fundamental, instrumentalizando o indivíduo para melhor se auto- conhecer e, consequentemente, sentir-se mais apto a modificar a sua vida em busca de qualidade e felicidade. Sintomas frequentemente encontrados em indivíduos stressados podem ser eliminados ou minimizados através do tratamento com Terapia Floral: a ansiedade, o desânimo, a desmotivação, o cansaço físico, a tensão muscular, a insónia, depressão, sentimento de solidão, desamparo, fragilidade, falta de vitalidade, diminuição do desejo sexual, baixa auto-estima, auto-imagem negativa, dificuldade de concentração e em relacionar ideias.

Factores stressantes

Entre os agentes stressantes existem aqueles que podem afectar a saúde do nosso organismo independente da nossa vontade. São eles: variações extremas de temperatura, radiação, poluição ambiental e sonora, mudanças constantes no horário de trabalho, infecções, efeitos colaterais de medicamentos e deficiências nutricionais. Estar atento ao próprio corpo e sentimentos leva a uma rápida solução de problemas evitando maiores transtornos.

O stress geralmente é causado por um somatório de factores difíceis de serem administrados, podendo ser eles de carácter social, familiar, afectivo, pessoal e organizacional.

Factores sociais, familiares e afectivos são aspectos aos quais somos submetidos e encontram-se relacionados à ordem política, económica, financeira, de relacionamento e familiar, tais como guerras ou conflitos sociais, trânsito caótico, deficiência dos meios de transporte, falta de segurança nas cidades, custo de vida, desemprego, doenças prolongadas na família, problemas de relacionamento, problemas familiares, separações afectivas, dificuldades financeiras, etc..

Entre os factores organizacionais stressantes, encontram-se a administração inadequada, chefias mal preparadas, indefinição quanto ao futuro da empresa, metas impossíveis, objectivos não claros por parte da empresa, comunicação deficiente, condições ambientais de trabalho inadequadas, órgão de recursos humanos ausente ou controlador, falta de formação adequada, deficiência de material de trabalho, etc…

As organizações modernas, que compreendem a importância do seu papel social, mantém-se constantemente ocupadas com projectos que procuram melhorar as condições de vida de seus colaboradores, tornando as pessoas mais felizes e produtivas. Muitas dessas empresas já fazem uso da Terapia Floral com bastante sucesso.

Dificuldades emocionais que impedem a acção em determinadas situações são consideradas factores pessoais e uma das principais causas de stress: autoritarismo, medos diversos, raiva contida, etc..

Para manter uma situação de bem estar físico e mental é necessário cuidar-se, trabalhando consigo mesmo de forma agradável e respeitando suas particularidades.

Além da Terapia Floral, o tratamento e a prevenção do stress podem ser eficazmente trabalhados através da homeopatia, psicoterapia, acupunctura, fitoterapia, iridologia, nutrição, massagens, yoga, dança, canto, desportos em geral, etc. Escolha o caminho que mais lhe agradar, pois todos buscam a harmonia do corpo e da alma, sendo complementares uns aos outros.

Lembre-se que todas as indicações aqui sugeridas dependem de cada caso, da personalidade de cada pessoa e do profundo conhecimento das essências florais. Nada melhor e mais aconselhável que a orientação de um terapeuta capacitado para auxiliá-lo nesse processo.

O stress pode parecer o “vilão” da sua vida, mas na verdade você é o maior responsável pela situação em que se encontra. Cuide-se. Respeite-se como ser humano. Suas atitudes para consigo mesmo vão reflectir-se na forma como os outros irão tratá-lo. Portanto, trate-se bem, procurando sempre uma melhor qualidade de vida para você e seus familiares. Sucesso!

A Terapia Floral contra o stress

Especificamente para os locais de trabalho aconselha-se: Depressão – Corpo & Alma. A ansiedade, o desânimo e a desmotivação podem ser tratados com este composto de essências florais. Cansaço físico, tensão muscular, dores nas costas e espasmos musculares reincidentes e insónias, podem ser auxiliados com o uso das essências florais Stress – Corpo & Alma e Sono – Corpo & Alma.

Para os casos de depressão, sentimento de solidão, desamparo e fragilidade, podemos utilizar o composto Depressão – Corpo & Alma. Falta de vitalidade, diminuição do desejo sexual, manifestação de disfunções sexuais e casos de baixa auto-estima e auto-imagem negativa podem ser ajudados com o composto floral Adolescência e Juventude – Corpo & Alma.

Dificuldades de concentração e em ordenar ideias contam com o auxílio do composto Intelecto – Corpo & Alma.

Harmonização do ambiente laboral

Harmonia – Corpo & Alma, ajuda a minimizar o stress inerente à actividade laboral. Entre os factores organizacionais stressantes, encontram-se a administração inadequada, chefias mal preparadas, indefinição quanto ao futuro da empresa, metas impossíveis, objectivos não claros por parte da empresa, comunicação deficiente, condições ambientais de trabalho inadequadas, órgão de recursos humanos ausente ou controlador, falta de formação adequada, deficiência de material de trabalho, etc…

O composto Harmonia – Corpo & Alma em spray, auxilia aqueles que têm esse tipo de vivência em seus ambientes de trabalho.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]