Alfredo da Matta: a opção de ser perfeito

1489
Alfredo da Matta
Alfredo da Matta

Em plena Avenida da Liberdade a perfeição do corpo e do rosto reside numa Clínica de Cirurgia Estética. O Dr. Alfredo da Matta conta-nos como se consegue ser belo e perfeito.

Na Clínica da Matta o lema é a beleza, a correcção do corpo e do rosto para se atingir o ideal daquilo a que se chamou de perfeição humana. Centrada na cirurgia estética do corpo e facial, na depilação, lipoaspirações, correcção de imperfeições do ser humano, a Clinica da Matta é o local para o qual se entra inconformado e se sai com um sorriso de triunfo nos lábios.

A Mulher Portuguesa foi falar com o Dr. Alfredo da Matta, cirurgião estético brasileiro que passa o tempo entre o seu país, Espanha e Portugal. Há 21 anos na Europa, o Dr. Alfredo da Matta, sempre com um sorriso nos lábios e com um sotaque nordestino que não engana ninguém quanto à sua naturalidade, conta que em Portugal as pessoas cada vez mais se preocupam com o ideal de perfeição, tanto no rosto como na totalidade do corpo.

Antigamente, as suas principais clientes eram pessoas que vinham fazer cirurgia facial e lipoaspiração, remoção de gorduras em zonas localizadas, mas hoje o cenário é outro” O implante mamário, cirurgia corporal, e a lipoaspiração estão quase equivalentes. As pessoas hoje em dia estão mais preocupadas com o corpo, não só devido à própria publicidade que nos rodeia, mas também porque o poder de compra aumentou muito. “Com um avanço das tecnologias e da ciência, associadas às condições económicas, permitiram, segundo o Dr. Alfredo da Matta que, “as pessoas possam ir de encontro às suas inquietações face ao padrão estipulado de beleza. Isto não quer dizer que antigamente não se preocupassem, mas actualmente a sociedade já dá possibilidades para isso“.

Hoje em dia, o estudo e os profissionais de estética já se apresentam num leque muito vasto, o que não significa que fazer uma cirurgia estética não seja ainda encarado como algo elitista. O Dr. Alfredo da Matta comenta: “Não está ao alcance de 100 % da sociedade, mas grande parte das pessoas que antigamente não tinham acesso a esta prática hoje já se dão ao luxo de o fazer. Até porque dantes havia 2/3 profissionais em Lisboa e nos nossos dias a oferta é maior, o que condicionou também um pouco a relação procura-oferta, havendo um evidente equilíbrio.

Qualquer cirurgia, facial ou corporal, não apresenta quaisquer riscos e, segundo o nosso entrevistado, é uma cirurgia como outra intervenção médica. “A diferença é que a cirurgia estética não é uma obrigação, mas sim uma opção da pessoa, ao contrário da intervenção cirúrgica que é mesmo uma necessidade. Aqui há um problema patológico e orgânico, e na estética há um problema emocional. Ambas são sempre um risco, mas não constituem nenhum perigo prévio para a saúde.

O implante mamário é aquilo que as mulheres mais procuram. Uma cirurgia deste género custa, em média, 500 contos, mas os homens também recorrem aos seus serviços “os homens também costumam vir solicitar cirurgias estéticas, normalmente à pálpebra, ao abdómen e às pequenas gorduras laterais. Habitualmente são homens na casa dos 50, que se começam a preocupar com a ameaça crescente do desaparecimento do seu aspecto jovial“.

A depilação a laser é também solicitada com alguma frequência, principalmente nas pernas e nas virilhas. Quanto ao método, o Dr. Alfredo da Matta argumenta que “É um processo que é feito por sessões, consoante a abundância do pêlo da pessoa, e tem o intuito de destruir ou inactivar o crescimento dos pêlos. Ao ser feito o tratamento não podemos assegurar que o pêlo não volta a crescer, pois o que existe é uma redução permanente desses pêlos.” Daí que seja dada, pelo menos neste local que visitámos, uma garantia de cerca de dois anos e, caso o pêlo volte a aparecer, o cliente não paga qualquer custo adicional, para além de o tratamento ser pago na sua totalidade e não por sessão.

A depilação a lazer não é dolorosa, garantiu-nos o Dr. Alfredo da Matta, mas existem zonas como o buço ou as axilas que são mais sensíveis. “Por esse motivo colocamos um creme anteriormente à depilação para eliminar a dor. Mas, há zonas que não necessitam disso e as pessoas podem ressentir-se, por isso esse é um aspecto que varia de pessoa para pessoa“. O lazer é, sem dúvida, uma grande inovação para a depilação e também em outras áreas, já que através de um feixe de luz, mais propriamente do calor provocado por ele, é eliminado o pêlo.

Já longe dos tempos em que a depilação utilizada era somente aquela que recorria a uma agulha e que era feita pêlo a pêlo, a depilação a lazer começa a ser uma prática habitual entre nós, bem como o recurso à cirurgia estética. No topo está o implante mamário, depois a redução da mama e só depois a cirurgia ao abdómen. No rosto aquilo que as mulheres mais procuram para corrigir são as pequenas imperfeições, e nenhum aspecto em particular, ainda que a intervenção na pálpebra seja muito solicitada.

Necessitada de diagnósticos e de exames antes de ser realizada qualquer intervenção estética e de muito repouso, consoante o tipo de intervenção, o Dr. Alfredo da Matta declara que “A cirurgia mamária já é quase uma cirurgia de fim de semana. Feita numa quinta-feira, e descansando nos dias posteriores, a pessoa pode ir trabalhar logo na segunda, se o seu trabalho não implicar esforços físicos. Também os cuidados e o repouso dependem do tipo de cirurgia que se realizou e do procedimento quotidiano da pessoa.

O conceito de belo e de perfeito é agora uma possibilidade, para alguém que esteja disposto a largar algumas centenas de contos. Desde ficar sem pêlos nenhuns, a mudar o seu nariz, aumentar o peito, corrigir uma cicatriz ou disfarçar essas rugas que lhe apareceram, a cirurgia estética é a solução para esse inconformismo pessoal. O Dr. Alfredo da Matta forneceu-nos um vasto relatório sobre o mundo da estética, e quando confrontado com a necessidade de perfeição da Mulher Portuguesa, em relação à espanhola ou à brasileira, contou-nos entre risos e quase em jeito de confissão: “A Mulher Portuguesa é muito vaidosa. Possui uma grande inquietação dentro de si, por causa da necessidade de perfeição exterior. É mesmo muito vaidosa!

Entre risos e despedidas, ficamos com a certeza que hoje só não é perfeito quem não quer e quem não tiver dinheiro, porque pode alterar tudo, mas mesmo tudo, no seu corpo e rosto. Em nome da perfeição e da beleza, a chave tem um nome: Cirurgia Estética.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]