Sentados ao computador…

1387

O computador comanda o trabalho, a nossa vida, as horas de lazer.

Passam-se horas em frente à máquina inovadora a realizar trabalhos, a jogar jogos ou pura e simplesmente a navegar… Não só a vista é prejudicada, como também as suas costas sofrem com esta paixão tecnológica.

Quantas e quantas vezes não chegou a casa e o seu filho, estava absorvido pelo computador? E quantas outras vezes, não se foi deitar e ele, ainda lá ficou? Certamente, inúmeras…. Mas, segundo estimativas a geração que se segue, será ainda mais viciada.

Cada vez mais as pessoas, englobando várias faixas etárias vivem dependentes de um computador. Hoje em dia, os computadores já fazem quase tudo e, o papel humano é cada vez mais dispensável, a não ser para carregar as teclas.

Porém, é importante afirmar que, se o computador faz maravilhas também destrói a posição estável das nossas costas, se não se souber como sentar perante o ecran dessa pequena-grande máquina. A tecnologia avança mas, o corpo é que paga….

As posturas erradas originam graves problemas nas costas e coluna, não só aos mais velhos, como também aos mais novos que, estão ainda em fase de constituição da sua estrutura óssea. Preocupe-se com a posição que você e o seu filho adoptam, perante o computador para que os problemas que, inevitavelmente terão que surgir, não ataquem mais cedo do que é de esperar.

Por estes efeitos nocivos, de horas e mais horas sentados ao computador, deve saber que as costas devem estar direitas, apoiadas numa cadeira, sem estarem a fazer esforço algum. Os seus pés deverão estar bem assentes no chão, ou se preferir num daqueles bancos, designados por “descansa pés”.

A sua cabeça, enquanto está ao computador, deve estar equilibrada na linha do pescoço, sem fazer demasiada força nem para trás, nem para a frente. O seu braço, instrumento fundamental para a escrita, deve manter uma posição de descontracção, junto ao tronco. Não o deve puxar para a frente ou estar aberto para os lados. A sua mão deve trabalhar alinhada ao pulso e, nunca fazendo força para cima ou para baixo.

Se estiver a utilizar algum material de apoio, como por exemplo livros, deve colocá-los à sua frente, para não obrigar a mover a cabeça e o tronco, de um lado para o outro. O visor deve estar ajustado, à altura da pessoa que o utiliza, para não provocar dores no pescoço por estar sempre a mexê-lo.

Normalmente, as pessoas estão com o rosto em cima do visor, de costas curvadas e fazendo enorme pressão, com o braço e punhos. Esta posição é a mais habitual, mas é igualmente a mais prejudicial, para a sua composição óssea.

Se de início, não conseguir adoptar a postura correcta faça um esforço, pois em breve terá a vida e o seu corpo, bastante mais facilitados. Pelo menos, ao nível das dores ou corcundas indesejadas…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]