O Baptizado Real de D. Dinis de Bragança

2558
D. Dinis de Bragança
D. Dinis de Bragança

D. Dinis de Santa Maria Miguel Rafael Gabriel Francisco João de Bragança, filho de D. Duarte e D. Isabel de Herédia, Duques de Bragança, nasceu no dia 25 de Novembro de 1999 e foi hoje realizado o seu baptizado.

Baptizado de D. Dinis

O acontecimento foi comemorado com pompa e circunstância , como era de se esperar. Mas, no Porto, o baptizado é que foi uma verdadeira Festa Real…

Pelas 8:40 da manhã, no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, nascia mais um ser humano de sangue azul. D. Dinis, terceiro filho dos Duques de Bragança, pesava cerca de 3,450 Kg e media 51 cm, quando abriu os olhos para a vida, pela primeira vez.

O momento do nascimento foi acompanhado por muita emoção, da parte de D. Duarte. Uma vez mais, o Duque não perdeu a oportunidade de ver a sua esposa, dar à luz o seu terceiro filho. Após, o nascimento de D. Afonso e de D. Maria Francisca, o parto foi novamente realizado, a partir de uma cesariana, pela mesma equipa que sempre acompanhou D. Isabel de Heredia, o Dr. Meleiro de Sousa e o Dr. Luís Avillez.

Os pais escolheram o nome Dinis, à semelhança do rei apelidado de “O Lavrador”, mas os nomes Miguel, Gabriel, e Rafael estão relacionados com os três arcanjos. Francisco, o nome do pastorinho de Fátima que será agora canonizado, foi outra das homenagens que o casal fez questão de realizar.

O bebé mostrou-se inteiramente saudável e, o seu baptizado teve lugar na cidade invicta do Porto, à semelhança dos outros dois filhos do casal. No dia 19 de Fevereiro de 2000, realizou-se a cerimónia do baptizado de D. Dinis, que contou com a presença de representantes das casas reais Europeias.

O evento protagonizou-se na Igreja da Sé, pelas 12 horas, onde inúmeros populares queriam espreitar e acolher os Duques e, o novo rebento de sangue azul. Aclamada pelo povo, a cerimónia realizou-se de forma calma e serena, com toda a importância que um baptizado real deve englobar.

No Palácio da Bolsa, seguiu-se posteriormente uma recepção para os convidados, estando marcado para o Mercado Ferreira Borges, a actuação de ranchos tradicionais. O evento ocorreu pelas 17 horas, sendo a atração principal um bolo de metro e meio, para o vasto núcleo de plebeus que ali se encontravam e, que não quiseram deixar passar em branco, esta data.

A esperança de que o filho de D. Duarte nascesse no dia da Restauração da Independência, não se concretizou para infelicidade de D. Duarte. Porém, mais importante que este pormenor foi que o bebé nasceu saudável e tudo correu bem. D. Duarte declarou, emocionado: ” É um dia muito feliz, muito bonito.” Um momento, sem dúvida, memorável para qualquer pai, monarquico ou não.

O Baptizado Real e o nascimento de D. Dinis, correram de maneira agradável e emociante. A cerimónia na cidade do Porto, foi digna de um verdadeiro princípe. Um momento na história da aristocracia que, juntou monarcas e plebeus.

A Mulher Portuguesa, congratula o nascimento do filho dos Duques de Bragança. Parabéns e viva o Príncipe!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]