João Pinto: O Adeus ao Benfica

1643
Adeus ao Benfica
Adeus ao Benfica

Adeus ao Benfica? Ah! Aquele clube onde jogou o Eusébio e que despediu o João Pinto?
Os sócios não gostaram. Junto ao Estádio do Glorioso, muitos foram os adeptos que reagiram de forma negativa à saída do seu Menino de Ouro. Com 8 anos de entrega total ao S.L.Benfica, o segundo mito encarnado deixou o Estádio da Luz pela porta das traseiras…

Adeus ao Benfica

O aviso já tinha sido soltado da boca do Presidente João Vale e Azevedo. Mas pareciam ser meros boatos, talvez fruto de mais uma época de frustações em que a águia não conseguiu levar nada para o seu ninho vermelho. A cidade de Chaves foi o local, no qual o pesadelo se viria a tornar realidade com um simples telefonema.

O Campeonato da Europa estava próximo e João Pinto, na cidade de Chaves, toma conhecimento por intermédio de uma pessoa amiga que o seu nome constava na lista de dispensados pelo treinador encarnado. Traduzindo: João Pinto foi despedido. Após três épocas de desavenças, a história de João tem agora o seu fim.

Os sócios não queriam acreditar em tal declaração. Os colegas abriam a boca de espanto. Os rivais demonstraram a sua enorme surpresa. Mas, a verdade inconstestável era esta mesmo. A direcção benfiquista e o treinador alegaram, que João Pinto era um jogador muito caro para o clube da Luz.

Como tal, acharam por bem dispensá-lo. Isto é tudo muito estranho, senão vejamos: o João Pinto está cotado no mercado futebolístico com um preço muito superior à média nacional e o Benfica ao mandá-lo embora nada lucrou. Aparentemente. Porquê? Porque não houve nenhum negócio e, nem o jogador nem a direcção encheram os bolsos de notas.

Durante 8 anos, João Pinto permaneceu fiel ao clube. Nunca abandonou a equipa e envergava a camisola com amor e dedicação. Mas, João Pinto também era conhecido por ser um menino mimado e irrepreensível, evidenciando verdadeiros atritos com o treinador Jupp Heynckes. Onde está a verdade? Será ele a vítima ou serão os cofres encarnados?

Os anteriores presidentes e os rivais de Vale e Azevedo aproveitaram logo a oportunidade, para tecer elogios ao Menino de Ouro e para atacar a actual direcção. Porém, Vale e Azevedo com a sua pose de aristocrata, não se rendeu às claras evidências.

Foi no Porto, que João Pinto deu os primeiros pontapés na bola e foi no Boavista, que a fama lhe bateu à porta. A vinda para o Benfica concretizou-se em 1992, e o sucesso irrompeu na sua vida. Depois de ter passado por Espanha e de ter conquistado títulos mundiais ao serviço da Selecção, o Benfica prometia um futuro risonho principalmente depois do contrato assinado com o então presidente, Manuel Damásio.

Agora, o sonho terminou. Jupp Heyckness não gostava de João Pinto e João Pinto não cedia às suas exigências. Ora, estas guerras de relvado e de cabine tinham que dar em algum resultado. Vozes se levantam para falar da permanência do jogador em Portugal, e há mesmo quem afirme que Alvalade é o destino mais que certo.

Contudo, o despedimento do João Pinto tinha que dar em alguma coisa. Os sócios exigem o seu regresso e chegam mesmo a querer destituir do cargo, o actual presidente. No dia em que foi tornado público a saída de João Pinto, podia-se ler à porta do Estádio da Luz dizeres menos próprios para aqui serem referidos, sobre o Presidente encarnado. Vale e Azevedo está agora em maus lençóis, e a saída de João Pinto em nada favoreceu a sua já conturbada direcção.

Havia mesmo quem ousasse dizer, que qualquer dia a estátua do Pantera Negra também seria vendida e nada restará do património benfiquista. Verdade ou pura ilusão, a realidade é que aquele que tinha tudo para ser o descendente de Eusébio, saíu do Benfica com uma mão à frente e outra atrás.

Quando se falar do Benfica lá fora, as pessoas se calhar passarão a dizer: “Benfica? Ah! Aquele clube onde jogou o Eusébio e que despediu o João Pinto?”. Então e os que lá estão? Fazem-se apostas para ver quem será a próxima pérola encarnada…

Cronista da Mulher Portuguesa: Ana Amante

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]