Texto, leitura e escrita – antologia de Irene Borges-Duarte

1745
Texto, leitura e escrita - antologia de Irene Borges-Duarte
Texto, leitura e escrita - antologia de Irene Borges-Duarte
- pub -

Texto, Leitura e Escrita – Antologia de Irene Borges-Duarte da Porto Editora.

Texto, Leitura e Escrita – Antologia

Este é mais um livro da Porto Editora, escrito por Irene Borges-Duarte, Fernanda Henrique e Isabel Matos Dias. Uma reflexão interessante acerca das palavras.

A palavra escrita sempre existiu. De forma mais arcaica ou rudimentar, a escrita foi utilizada desde os primórdios da civilização. Para os negócios, informar e comunicar com alguém, ou simplesmente por puro lazer, a escrita fez sempre parte da nossa sociedade. E, se a palavra prolifera, é óbvio que é necessário uma base para encaixá-la: o texto.

Porém, ficam questões no ar. De onde proveio o texto, como surgiu? Poderá o texto ser somente uma marca da presença dos humanos ou algo muito mais amplo que isso? Será o mundo um texto colectivo? A resposta a estas perguntas pode encontrá-las neste livro. Porém, a verdade é que o texto congratula a escrita e proporciona a leitura, e isso, por si só, é já um motivo de grande reflexão.

Um texto pode ser qualquer coisa: um texto no verdadeiro sentido da palavra, um quadro, uma pintura, uma fotografia. A realidade é que tudo se constrói permitindo assim a leitura de uma realidade que anteriormente já havia sido escrita. É nesta complexidade do texto, na sua leitura e construção que assentam os pilares deste livro.

Ler é um hábito que se tem vindo a perder aos poucos. O fascínio da escrita perdeu-se em função de outras actividades, bem mais modernas e tecnológicas, deixando para trás a mística que cada traço de escrita guarda em si. A linguagem verbal assume um papel preponderante, quer queiramos quer não, na existência de cada ser humano e, como tal, é necessário compreendê-la para a aplicarmos devidamente.

- pub -

‘Texto, Leitura e Escrita- Antologia’ gira em torno da fenomenologia do texto, da sua hermenêutica, e da própria história do contexto do texto. As quase 250 páginas deste livro assentam na importância do conceito da palavra texto, nas suas mais diversas formas, levando até ao leitor uma abordagem bastante pertinente e detalhada.

Irene Borges-Duarte, Fernanda Henriques e Isabel Matos Dias são as autoras deste livro lançado pela Porto Editora. Um manual muito completo, no qual o ‘texto’ é rei e senhor.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
- pub -