Tânger e Outros Marrocos

1517
Tânger e outros Marrocos
Tânger e outros Marrocos

Daniel Rondeau escreve este fascinante livro editado pela Europa-América, “Tânger e Outros Marrocos” está inserido na colecção Aventura & Viagens e descreve-nos com sensibilidade e paixão várias terras do norte de África, lugares mágicos e relatos deliciosos.

Capital da Mauritânia, término das caravanas, antecâmara da Hégira, porta da Àfrica e do Mediterrâneo, depois destino turístico um pouco melancólico para a classe média do mundo moderno, Tânger, com os seus mistérios, os seus fumadores de Kif, a sua medina, as suas grinaldas de aromas, as suas excentricidades, as suas sombras e as suas fachadas brancas, exerceu desde sempre o seu imenso fascínio sobre aventureiros, viajantes e artistas. Tanto Paul Morand quanto Beckett, Delacroix, Matisse, Truman Capote, Tennesse Williams, os Rolling Stones ou Paul e Jane Bowles foram habitantes das suas colinas indolentes.

Em 1987, Daniel Rondeau publicava uma descrição onde passara várias temporadas nos últimos anos… Dez anos depois desse primeiro livro, que relançou em todo o mundo o interesse pela cidade e por Paul Bowles, então bastante esquecido, Daniel Rondeau oferece-nos uma versão ampliada das suas impressões sobre diferentes cidades marroquinas (Marraquexe, Fez, Essaouira, Tetuão) e apontamentos de viagem.

A sua narrativa termina com o regresso a Tanger, essa cidade cujo clima é mau para o coração mas bom para as paixões. Lá ele reencontra Mohamed Choukri, o autor de Pain Nu, então um diabo amansado, Bowles exilado no seu próprio exílio e as margens do famoso estreito, onde as águas dos dois mares correm como um grande rio de tristeza e de esperança.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]