T. Rex e a Cratera da Destruição de Walter Alvarez

1191
T. Rex e a Cratera da Destruição
T. Rex e a Cratera da Destruição

T. Rex e a Cratera da Destruição de Walter Alvarez da Bizâncio

T. Rex e a Cratera da Destruição

Esta é uma história que esperou 65 milhões de anos para ser contada.

Como desapareceram os dinossauros? O que provocou a alteração climatérica da Terra? Porque uns sobreviveram e outros desapareceram?

São estas as perguntas que muitos cientistas têm feito ao longo dos anos desde que foram descobertos os primeiros ossos de dinossauro. Mas afinal qual é a verdade?

Há 65 milhões de anos um cometa ou outro corpo celeste colidiu violentamente com a Terra. A sua massa seria superior à do monte Evereste e a detonação que provocou mais forte que cem milhões de bombas de hidrogénio.

Após a queda, os pedaços do asteróide ergueram-se de novo no ar e foram cair noutros locais, acarretando consigo terríveis desastres ecológicos que provocaram uma onda gigantesca que varreu os continentes, fogos incontroláveis, escuridão e frio a que se seguiram temperaturas elevadíssimas, provocadas pelo efeito estufa.

Só os mais fortes sobreviveram, o que não significa que fossem os maiores. E estes pereceram. Metade das espécies de animais e plantas da primitiva Terra desapareceram.

Esta é a história terrível e real que levou ao desaparecimento dos dinossauros conforme narrada pelo geólogo Walter Alvarez, um dos quatro cientistas de Berkeley que descobriram os primeiros indícios do impacto gigantesco que este meteorito causou na Terra.

Este é o relato desse trabalho levado a cabo com paciência e por vezes com risco da própria vida, de amizades feitas e desfeitas, de frustração e prazer, de esforços solitários e de equipa por vários cientistas que quiseram descobrir a verdade, acompanhado das fotografias tiradas durante as investigações.

Indispensável para cientistas, leigos e todos os que se interessam por assuntos ligados às origens da Terra e das espécies que foram extintas, numa edição da Bizâncio.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]