Séfora, a encarnação da inteligência e do amor de Marek Halter

1528
Séfora, a encarnação da inteligência e do amor de Marek Halter
Séfora, a encarnação da inteligência e do amor de Marek Halter

Séfora é o título do novo lançamento da Editorial Bizâncio com autoria de Marek Halter, um romance soberbo acerca de uma das mais esquecidas personagens da Bíblia, Séfora foi a encarnação da inteligência e do amor.

Séfora

Há mais de três mil anos, uma criança negra é recolhida à beira do mar Vermelho. Chamam-na Séfora, o Pequeno Pássaro. A cor da sua pele já lhe traçou o destino: ninguém a desejará como esposa. Contudo, um dia, perto de um poço, um homem olha para ela como jamais um homem a olhou. Chama-se Moisés e foge do Egipto.

Amante apaixonada, esposa generosa, Séfora, a Negra, a estrangeira, a não judia, carrega o destino de Moisés com as suas forças. Olvidando temores e dúvidas, graças a ela Moisés ouve a mensagem de Deus e legará à humanidade essas leis que ainda hoje protegem os fracos dos fortes. Infelizmente, o seu amor por Moisés condená-la-á: na multidão dos hebreus do Êxodo, o seu destino de mulher de pele negra volta a apanhá-la…

Personagem esquecida da Bíblia, Séfora foi a encarnação da inteligência e do amor. Fraca por entre os fracos, foi a primeira a compreender o pleno sentido do papel atribuído a Moisés. Essa lucidez faz dela, depois de Sara, uma heroína de uma modernidade perturbante.

Depois de La Mémoire d’Abraham (1983, prémio do Livre Inter), até O Vento dos Khazares (Bizâncio, 2002), Marek Halter prossegue a sua obra de transmissor de memória. Com a sua trilogia A Bíblia no Feminino, em que Séfora constitui o segundo volume, depois de Sara, revisita os acontecimentos bíblicos dando às mulheres todo o destaque que elas merecem.

Desde La Mémoire d’Abraham ( Prémio do Livro Inter, 1983), O Messias (Bizâncio, 1997), Os Mistérios de Jerusalém (Bizâncio (1999), 0 Vento dos Khazares (Bizâncio, 2002) até Sara (Bizâncio, 2003) Marek Halter prossegue a sua obra de transmissor de memória, que conquistou milhões de leitores. Dentro em breve será publicado o terceiro volume de A Bíblia no Feminino: a história de Lila, irmã de Esdras, opositora convicta do extremismo religioso.

 

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]