Para acabar com as Toxicomanias de Jean- Pierre Jacques

1100
Para acabar com as Toxicomanias
Para acabar com as Toxicomanias

Para acabar com as Toxicomanias de Jean- Pierre Jacques da Climepsi

Para acabar com as Toxicomanias

Editado pela Climepsi Editores “Para acabar com as Toxicomanias” é mais um titulo da autoria de Jean- Pierre Jacques que nos leva ao mundo das drogas, toda a sua problemática e soluções defendidas.

Crítica face ao pensamento proibicionista, esta obra pretende, com o reforço da clínica e dos conceitos psicanalíticos, questionar os esforços de condenação moral e de repressão do uso de estupefacientes.

Sobre o fundo de uma dor prévia, ainda por esclarecer, a toxicomania é aqui descrita como um efeito – inesperado e perverso – dos discursos e das medidas que procuram evitá-la e opor-se-lhe.

À pretensa psicologia do toxicómano, que estigmatiza e mantém a toxicomania com uma exigência de desintoxicação, a obra opõe uma alternativa: o fornecimento legal e ponderado de drogas, articulado com a oferta de um local de conversação e de elaboração para aqueles que o desejarem.

Para se livrar da toxicomania, será preciso que se perca a ressonância diabólica com que se armam os combatentes da guerra aos estupefacientes.

Jean-Pierre Jacques é psicanalista e médico, director clínico do Projecto Lama, um centro de acompanhamento terapêutico para toxicómanos em Bruxelas, que ajudou a fundar. Publicou numerosos trabalhos sobre a prática psicanalítica, os tratamentos de substituição e as políticas da droga.

Para quem se interessa por este assunto sempre na ordem do dia, infelizmente abordado demasiadas vezes pela sua vertente mais negativa, tem à disposição este livro polémico que é um contributo positivo, conhecedor, experiente e sério acerca deste flagelo que afecta a Humanidade.

Uma mais valia editorial proporcionada pela Climepsi Editores já disponibilizada, que pretende ajudar a compreender os meandros psicológicos inerentes às toxicomanias. Dedicado aos profissionais de saúde e técnicos sociais, que trabalham directamente com os visados e que travam uma luta desenfreada na prevenção das toxicomanias.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]