Os Românticos de Pankaj Mishra

800
Os Românticos
Os Românticos

Os Românticos de Pankaj Mishra da Publicações Europa-América

Os Românticos

Editado pela Europa-América e da autoria de Pankaj Mishra, Os Românticos é o primeiro romance de Pankaj Mishra, um escritor que vive em Nova Deli e Shimla. O relacionamento entre um estudante jovem e inteligente em Benares e duas mulheres estrangeiras, apaixonadas pela Índia, é um dos muitos tesouros deste romance brilhante.

Passado na Índia contemporânea, Os Românticos conta a história de Samar, um jovem brâmane inquieto na sua sociedade incerta e no sistema de castas à beira da ruptura, que escapa a um futuro de empregos insignificantes para viver em Benares e se perde em livros e solidão. Mas, longe de lhe oferecer uma existência imperturbável, a cidade obriga todos os seus desejos silenciosos a verem a luz do dia.

A menina West, uma expatriada inglesa, apresenta-o a um mundo de diferença desconcertante americanos idealistas, convertidos ao Budismo, e Catherine, a francesa que vem colocar-se no centro dos acontecimentos que acabarão por destruir o seu isolamento.

E sempre no topo da consciência de Samar está a universidade estropiada pela instabilidade política e pela brutalidade da Polícia. É ali que conhece Rajesh, o estudante pobre cuja vida tragicamente comprometida parece reflectir os próprios desejos de Samar e lhe mostra que um ser dividido entre dois mundos não pode viver plenamente.em nenhum.

Com a sua prosa maravilhosamente vivida, precisa e prosaica, Mishra mergulha-nos profundamente nas vidas dos seus personagens e captura na perfeição o tumulto interior de uma Índia em processo de modernização, de pessoas obrigadas a ajustarem-se a um mundo em permanente mudança. Uma história profundamente comovente de amor e ilusão, Os Românticos é um debute assombroso.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]