Os Pescadores de Raul Brandão

1339
Os Pescadores
Os Pescadores

Os Pescadores de Raul Brandão da Porto Editora

Os Pescadores

Da autoria de Raul Brandão, Os Pescadores é mais um volume publicado pela Porto Editora inserido na colecção Mundo das Letras. Nesta obra, o autor oferece-nos belas telas ricas de cor, de luz, dos vários elementos colhidos na natureza.

Raul (Germano) Brandão nasceu em 1867, na Foz do Douro e, depois de frequentar o curso superior de Letras, segue a carreira das armas, reformando-se como major: Morreu em 1930.

A sua carreira literária inicia-se com o conto naturalista, mas começa pelo jornalismo, o que irá permitir-Ihe um certo contacto com a vida, com a miséria e com o vício que transpõe para a obra dramática.

A sua ligação com o mar pelo nascimento vai projectar-se em Os Pescadores.

O entardecer nas suas várias cambiantes, conforme o lugar e o tempo, é descrito em pinceladas fortes com verbos no presente -a acção em decurso e com o subjectivismo do autor arrastado pelo sonho a transpor para as telas, que sugere, a tragédia de um poente tempestuoso à beira-mar que é sempre temível para os pescadores.

Além de belos quadros paisagísticos, também nos oferece sugestivos retratos -o do faroleiro, a velha da Foz do Douro, a sanjoaneiro, a mulher da Afurada, de Mira feia mas esbelta (que) tem um ar grave e senhoril quase sempre, a heróica Ti Ana Arneira da Gafanha, a mulher da Murtosa baixa e atarracada, a de Ovar delicada e forte, alta e bem proporcionada, cheia de predicados domésticos e morais, a poveira a bem dizer -um homem, a Rata da Foz. É evidente a simpatia de Raul Brandão pela sua dolorosa vida difícil, de trabalho, de explorados.

A história da literatura portuguesa está repleta de obras inesquecíveis e de qualidade ímpar, escritas por personalidades marcantes cujo legado devemos preservar e, de preferência, partilhar.

É com esse objectivo que a Porto Editora apresenta a colecção Mundo das Letras, com a qual se pretende divulgar junto de novos leitores, principalmente os que estão em idade escolar, vários títulos e autores que se tomaram referências literárias. À qualidade editorial e ao preço acessível de cada livro, acresce a preocupação pedagógica de, em todas as edições, apresentar na badana da capa um resumo bibliográfico do autor e uma pequena sinopse da obra em questão.

Nesta perspectiva, e numa primeira fase, serão editadas obras de Almeida Garrett, úlio Dinis, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós e Raul Brandão.

Títulos já disponíveis:

O Arco de Sant’ Ana, de Almeida Garrett
N.º de Páginas: 256
PVP: 5,99 EUR

Os Maias, de Eça de Queirós
N.º de Páginas: 720
PVP: 6,99 EUR

A Morgadinha dos Canaviais, de Júlio Dinis
N.º de Páginas: 576
PVP: 5,49 EUR

Contos, de Eça de Queirós
N.º de Páginas: 256
PVP: 4,49 EUR

As pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis
N.º de Páginas: 384
PVP: 5,49 EUR

Os Pescadores, de Raul Brandão
N.º de Páginas: 176
PVP: 3,99 EUR

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]