O Tio Petros e a Conjectura de Goldbach de Apostolos Doxiadis

1142
O Tio Petros e a Conjectura de Goldbach
O Tio Petros e a Conjectura de Goldbach

O Tio Petros e a Conjectura de Goldbach de Apostolos Doxiadis da Publicações Europa América

O Tio Petros e a Conjectura de Goldbach

Há mistérios de família que ninguém sabe. Uns maus, outros bons, a verdade é que neste caso o Tio Petros esconde um pequeno segredo do passado ao seu sobrinho.

Esta é uma história agradável, bem construída, escrita num tom quase familiar pela mão de Apostolos Doxiadis, e lançada pelas Publicações Europa América. Todavia, é também toda ela o reflexo do que uma obsessão em resolver um problema matemático pode fazer a alguém. Passada num subúrbio de Atenas, a história reflecte também a forma como o orgulho pode ser destrutivo.

A história de uma família, contada em jeito melódico, aparentemente sem grandes enlaces, é aquilo que transparece, inicialmente, este ‘O Tio Petros e a Conjectura de Goldbach’. Petros vive sozinho num subúrbio de Atenas, passando os dias a jogar um estranho jogo de xadrez e a dedicar-se à jardinagem.

À primeira vista, e perante este panorama, é natural que julguemos que este homem trata-se de um daqueles velhotes sem nada para fazer, cuja vida foi passada de forma, a exercer uma actividade comum a tantas outras. Esta é, pelo menos, a opinião mais provável de qualquer pessoa que se deparasse com este cenário.

Porém, o sobrinho de Petros desconfia bastante que o tio anda a esconder algo da sua vida passada. Num determinado momento, o sobrinho de Petros vem a descobrir que o seu tio foi um matemático famoso. Assim, e ao descobrir que o seu tio havia sido um matemático célebre, toma também conhecimento que Petros havia apostado tudo num problema que durante cerca de três séculos não havia sido resolvido.

Este problema de difícil resolução é denominado pela Conjectura de Goldbach, tendo sido esta a grande aposta do tio Petros no passado. Desta forma, o sobrinho do idoso descobre que está diante de um génio, obcecado na resolução de um problema e que deixou tudo para trás por causa da matemática.

Mais do que um romance, onde as descobertas intelectuais se sucedem, ‘O Tio Petros e a Conjectura de Goldbach’ é uma história através da qual se reafirma que nem sempre vale a pena deitar tudo a perder por causa de uma obsessão, desafiando tudo e todos. Egoísmo, rivalidade, competição, intelectualidade e obsessão são os sentimentos que preenchem esta história.

‘O Tio Petros e a Conjectura Goldbach’ é um manual das Publicações Europa América, escrito por Apostolos Doxiadis. Descubra como a matemática pode tornar-se obsessiva!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]