O Significado de Tudo de Richard P. Feynman Tudo de da Gradiva
O Significado de Tudo
Se lhe dissermos este é um livro sobre conferências dadas por um físico nuclear na Universidade de Washington se calhar não lhe desperta muito a atenção. Mas se dissermos que o orador é Richard P. Feynman, então se calhar o caso muda de figura.
Convidado para falar acerca do mundo numa série de três conferências na Universidade de Washington, no ano de 1963, sob o tema ‘Um cientista olha para a sociedade’ em três tópicos sobre a ciência e os valores humanos, a ciência e o futuro do homem e a época não científica, Feynman explora de forma simples as fronteiras entre a religião, a filosofia, a sociedade e a ciência.
Este é Feynman, o homem e o cidadão tecendo reflexões acerca do conflito entre a ciência e a sociedade, a guerra e a paz, o fascínio universal dos seres extra-terrestres e discos voadores, a fé em curas milagrosas e a telepatia, ou seja, sobre as preocupações do cidadão-cientista moderno.
Mesmo passadas tantas décadas sobre este ciclo de conferências, os temas abordados e a forma como são referenciados continuam tão actuais como na altura. Feynman, na sua linguagem simples, recheada de histórias, terá sem dúvida captado a atenção de todas as pessoas presentes. Agora encanta mais gerações através deste livro da colecção ‘Ciência Aberta’ da Editora Gradiva.
Os trabalhos de escrita de um físico nem sempre têm de ser fastidiosos e monótonos. Que o diga quem conhece Feynman e os livros cheios de humor e sentimentalismo que fazem a sua obra. Chorar a rir com um livro escrito por um físico? Mas é verdade.
Cabe-lhe a si descobrir mais sobre este autor fantástico que prova que nem sempre a ciência acerta e que pode ser até mais do que divertida.
As restantes obras do autor também foram editadas pela Gradiva e são: ‘Está a brincar, Sr. Feynman’, ‘O que é uma lei física’ e ‘Nem sempre a brincar, Sr. Feynman’.