O Romance de Nostradamus de Valerio Evangelisti

1013
O Romance de Nostradamus – O Engano
O Romance de Nostradamus – O Engano

O Romance de Nostradamus – O Engano de Valerio Evangelisti da Editorial Presença

O Romance de Nostradamus

Do autor Valerio Evangelisti este livro é publicado pela Editorial Presença. Nestesegundo volume da trilogia O Romance de Nostradamus, o Profeta vive os seusanos de maturidade, quando, pouco a pouco, acede ao domínio do dom que possui.

Neste segundo volume da trilogia O Romance de Nostradamus, o Profeta vive os seus anos de maturidade, quando, pouco a pouco, acede ao domínio do dom que possui. O registo em que o quadro da sua vida decorre mudou em grande medida.

A inquisição perde influência, enquanto os Jesuítas ganham importância. O alvo a abater é agora constituído pelas novas correntes de pensamento, no seio da Cristandade, em oposição à ortodoxia de Roma. Molinas está morto, embora nem por isso Nostradamus deixe de ser alvo de perseguições.

É uma época perturbada em que se agitam e conspiram personagens como Catarina de Médicis, Henrique II de França, Lorenzaccio, lnácio de Loiolla e o papa Paulo III, entre muitos outros personagens que fizeram história. Mas o grande inimigo de Nostradamus é o mago que vagueia por outras esferas arrastando consigo a ameaça de cataclismos inenarráveis, Criador de mundos, Ulrico é, à sua maneira, o símbolo do cientismo actual, que pressupõe uma ordem cósmica fundamentada no número, uma ordem solar, bélica, exclusivamente masculina e mecanizada.

Nostradamus é forçado a enfrentá-lo, com o apoio da extraordinária Jumelle, sua segunda mulher, em defesa do mundo humanizado e livre com que sonha, assente na harmonia .e na complementaridade do masculino e do feminino, geradoras da força mais poderosa do universo: o Amor.

Este romance é um verdadeiro teatro de actores, contundente, agitado, dramático, humorístico, patético, em que a maravilha e o horror se sucedem com uma dinâmica surpreendente e vertiginosa.

Valerio Evangelisti é natural de Bolonha, onde ainda mantém residência.

Nascido a 20 de Junho de 1952, Evangelisti cursou Ciências Políticas e em 1976 tirou Mestrado em História. Exerceu actividade de pesquisa no Registo Histórico depois ter leccionado na Universidade de Ferrare a disciplina de História Contemporânea e História da América Latina.

É um homem de interesses vários: nutre uma grande paixão pela informática e pelo cinema fantástico, vive a História intensamente e adora escrever. Nos seus tempos livres dirigiu a revista Progetto Memoria, um verdadeiro arquivo periódico de história contemporânea.

Com o seu primeiro livro, Nicolas Eymerich, Inquisitore, baseado na figura de um estranho monge dominicano que viveu entre 1320 e 1399, e que foi inquisidor-mor do reino de Aragão, recebeu o mais importante galardão de literatura de ficção científica italiano – Prémio Urania -, em 1995, após o estrondoso sucesso de vendas registado no ano anterior.

Desde então, a sua produção literária não tem tido fôlego, escrevendo mais seis romances da saga de Eymerich, as três novelas que retratam a vida d.e Nostradamus, agora em publicação pela Presença, entre muitos outros.

Recebeu no final da década de noventa dois prémios franceses de literatura: Grand Prix de L’Imaginaire (1999) e o Prix Tour Eiffel (1998). Evangelisti é, actualmente, o escritor italiano de ficção científica mais divulgado e popular junto do público e a sua reputação tende a crescer de dia para dia, sendo também considerado o líder da nova geração de autores italianos.

As suas obras combinam magistralmente o aspecto gráfico e visual com a segurança na escrita, o ritmo irrepreensível e a precisão do detalhe histórico, e por isso tanto O cinema como a televisão estão a preparar adaptações das aventuras de Eymerich e de Nostradamus.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]