O movimento romântico de Alain de Botton

1162
O movimento romântico de Alain de Botton
O movimento romântico de Alain de Botton

Da ‘Temas e Debates’, ‘ O Movimento Romântico’ é um livro que, através da história entre um homem e uma mulher, analisa a complexidade dos relacionamentos amorosos.

O movimento romântico

De Alain de Botton, este livro é a estreia do autor na área dos romances, após ter sido merecedor de muitos aplausos pelo seu ‘Ensaio sobre o Amor’. Também este baseado naquela palavra complexa apelidada de amor, a verdade é que ‘O Movimento Romântico’ centra-se mais na relação amorosa em si e na desgastante rotina que a deteriora.

‘O Movimento Romântico’ é a história de Alice, uma publicitária totalmente desiludida com o sexo masculino, que se vê, repentinamente, nos braços de Eric, um executivo de um banco. Ainda que o romance seja extremamente intenso, a verdade é que os problemas também não o são menos.

Recorrendo a muitos aspectos culturais, o autor evidencia muitas vezes padrões comportamentais, já estudados por personalidades dessa área, para tentar

fazer com que o leitor compreenda o pensamento deste homem e desta mulher. A partir de episódios menos felizes, o autor consegue sempre prender o leitor, mesmo quando parte para reflexões mais exaustivas e morosas.

Conhecerá realmente Alice o seu companheiro? E porque é que ele não faz o que ela está à espera? Vivem, praticamente, como marido e mulher, mas ele nem é capaz de a apresentar como namorada porquê? Terá vergonha? E o que fazer com o ciúme? Estas são apenas algumas das aflições da protagonista feminina do livro que se depreendem a partir da escrita de Alain Botton.

Este livro não é apenas mais um romance. As reflexões de Platão, Descartes, Rousseau, ou de Aretha Franklin, a que o autor recorre, são fundamentais para todo o conteúdo da obra e auxiliam a que a história ganhe um aspecto mais real e cultural, ao mesmo tempo que contempla a ficção e imaginação.

Uma história que privilegia a nobreza das pequenas acções, a subtileza das declarações camufladas, ou o sinónimo dos gestos mais banais, na vida de um casal: Eric e Alice. Da Editora ‘Temas e Debates’, possivelmente o livro poderá até ajudá-la a compreender um pouco melhor a sua relação.

Certamente que pessoas com a história e pensamento deste casal não faltarão por aí, mas primeiro delicie-se com a história, que tem também o seu lado cómico, e só depois parta para uma análise mais pessoal. Um livro extremamente fiel à realidade!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]