Lago sem nome de Diane Wei Liang

1013
Lago sem nome de Diane Wei Liang
Lago sem nome de Diane Wei Liang

Diane Wei Liang é a autora de Lago sem Nome editado entre nós pela Bizâncio, um livro onde a própria autora relata os acontecimentos históricos por ela vividos na Praça Tiananmen em 1989, fornecendo assim um inestimável retrato social e político da China contemporânea.

Lago sem nome

O dia em que os tanques entraram na Praça de Tiananmen foi o dia em que a vida de Diane Wei Liang mudou para sempre. Enquanto estudantes da Universidade de Beijing, ela e o amor da sua vida, Dong Yi, participaram numa manifestação pacífica que desencadeou uma retaliação sangrenta por parte do governo chinês. A condenação mundial não conseguiu evitar que o massacre ocorresse perante os seus olhos.

Os dramáticos acontecimentos de 4 de Junho de 1989 puseram fim aos sonhos de uma vida melhor, de democracia e de liberdade… e de amor. Diane e Dong Yi foram forçados a deixar Beijing e não voltaram a ver-se. Sete anos mais tarde, Diane regressa à China para procurá-lo…

O Lago Sem Nome é o testemunho de Diane sobre esse período traumático. É simultaneamente uma jornada pessoal, uma história de amor e um testemunho político que nos transporta desde a Revolução Cultural até a um momento concreto da história recente da China.

Diane Wei Liang

Nasceu em Beijing em 1966, o ano que marcou o início da Revolução Cultural. Passou parte da sua infância com os pais num campo de trabalho, numa região remota da China, e a outra parte com a mãe, quando os pais foram forçados a viver e trabalhar em cidades diferentes.

Em 1984, Diane entrou para a Universidade de Beijing. Foi aí que conheceu pessoas que mais tarde fizeram história elevaram a China para o caminho da revolução.

Na Primavera de 1989, juntamente com os seus colegas estudantes da Universidade de Beijing, participou no Movimento de Estudantes para a Democracia, que se estendeu sobre a capital e o resto do país.

O Movimento implicou uma mudança de vida para ela e para muitos dos seus amigos.
Após o massacre da Praça de Tiananmen, a 4 de Junho, Diane saiu da China rumo à América. Estudou primeiro Psicologia no College of William and Mary, em Virgínia, e depois fez um mestrado e um doutoramento em Business Administration pela Universidade de Carnegie Mellon, na Pensilvânia. Actualmente, é professora associada de Business Studies, é casada e tem dois filhos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]