O Crisântemo, o Golfinho e a Estrela de Jacqueline Wilson

1312
O Crisântemo, o Golfinho e a Estrela
O Crisântemo, o Golfinho e a Estrela

Marigold é a personagem principal que está na acção do livro, O Crisântemo, o Golfinho e a Estrela, mas também Mickey, Estrela e Golfinho oferecem o seu contributo inquestionável a esta história. Venha conhecê-los!

O Crisântemo, o Golfinho e a Estrela

A história deste livro fala-nos de uma família aparentemente banal, mas que tem como ‘chefe da casa’ uma mulher não muito vulgar, que continua fortemente ligada a Mickey, o grande amor da sua vida, e pai da filha mais velha. Um enredo interessante, cheio de dinâmica e que adopta uma escrita simples, embora cheia de traços reais e humanos.

A Editorial Presença é a responsável pela saída deste livro para as bancas, traduzindo a estreia de Jacqueline Wilson na colecção Estrela do Mar. Marigold é uma mãe especial. Não assumindo as rédeas da educação, como seria de esperar de uma mãe comum, Marigold tem uma profunda obsessão por tatuagens.

De cabelos ruivos e olhos muito verdes, Marigold conserva o gosto bizarro de cobrir o seu corpo com tatuagens, tendo cada uma delas um significado especial. Das diversas tatuagens do seu corpo encontram-se um golfinho, correspondente à sua filha mais nova, e uma estrela, relativa à sua filha mais velha.

Mas, bem próxima das mesmas, está também um coração que protagoniza Mickey, o grande amor da sua vida.

A tamanha obsessão de Marigold, e as suas atitudes não muito convencionais, tornam-na numa mãe diferente e, por vezes, desleixada em relação à vida e à sua família. Enquanto a filha mais velha, Estrela, tem vergonha da mãe, do seu comportamento e postura, a mais nova, Golfinho, nutre uma estima e adoração infinita por Marigold.

O regresso de Mickey, pai de Estrela, e grande paixão da vida de Marigold, regressa, e acaba por semear ainda mais os atritos existentes entre Estrela e a sua mãe.

Estrela vai-se aproximando cada vez mais do pai, e o fosso já existente anteriormente com a sua mãe começa a ficar ainda mais amplo e profundo. Golfinho, a mais nova, continua ao lado da mãe, mas o tempo e as situações vão revelar-lhe que aquela mulher adorada não conserva em si a imagem que Golfinho idealizou da sua mãe.

Uma história que revela a irresponsabilidade de uma mãe, um amor ainda aceso nas labaredas invisíveis dos tempo, e o excesso de maturidade de duas raparigas que se vêm obrigadas a gerir uma casa, face à inexistência de uma verdadeira mãe.

Uma história escrita num tom muito humanitário e agradável, recheada de diálogos, e que marca a estreia de Jacqueline Wilson, uma jornalista, na colecção Estrela do Mar.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]