15 Histórias de Hábitos – Criadores de moda em Portugal

1641
15 Histórias de Hábitos – Criadores de moda em Portugal
15 Histórias de Hábitos – Criadores de moda em Portugal

15 Histórias de Hábitos – Criadores de Moda em Portugal é o novo título lançado pela Quimera Editores e o mais recente trabalho de Cristina L. Duarte sobre a moda portuguesa ou, de acordo com a autora, sobre a história recente da moda portuguesa que irá emergindo nestas páginas enquanto visitamos os diferentes hábitos de criação que os nossos designers de moda protagonizam.

Protagonizadas por 15 criadores portugueses, pertencentes a diferentes gerações, estas histórias, abordadas de uma forma interdisciplinar, retratam o papel do criador de moda na sociedade contemporânea através de dois dispositivos literários: a biografia e a entrevista.

Criadores de moda em Portugal

Uma e outra completam-se para fazer o retrato não só da pessoa (as influências socio-artísticas, o culto da imagem, o papel da vanguarda e os ambientes urbanos em que se movem), mas também da sua intervenção de fundo na moda em Portugal.

Cada um dos 15 capítulos é dedicado a um criador. No seu interior é desenvolvida uma narrativa que conduz o leitor através da teoria e do método que cada designer de moda desenvolve no seu trabalho.

Ao longo das 220 páginas de 15 Histórias de Hábitos cruzam-se percursos, gostos, e influências e descobrem-se vivências partilhadas e laços de afinidades entre este grupo de pessoas cujo trabalho é representativo do universo da moda de autor em Portugal.

Em cada uma das histórias surgem outros nomes (designers, fotógrafos e outros) intervenientes na cultura urbana e na moda, que têm inscrito as suas influências e acções no panorama nacional e internacional e que vão ajudando a construir a trama da história da moda nacional no pós 25 de Abril de 1974.

Em 15 Histórias de Hábitos – Criadores de Moda em Portugal a imagem assume um papel preponderante.

Mais de 500 imagens – organizadas segundo uma memória das colecções e partindo, sempre que possível de um retrato de infância, e com uma iconografia que vai da imagem de marca, às produções e ilustrações de moda – dão vida e complementam o registo escrito.15 Histórias de Hábitos – Criadores de Moda em Portugal é um livro sobre histórias de hábitos e sobre o traje, enquanto condutor de sentidos, num corpo que falae que exprime a sua personalidade e a sua visão do mundo através do vestuário.

Cristina L. Duarte

Nasceu em Lisboa há 41 anos. Licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, tem dedicado uma atenção profunda e persistente aos fenómenos relacionados com a moda portuguesa.

Lecionou Sociologia da Moda e Traje Regional Português e desenvolveu actividade como jornalista e produtora de moda em publicações como Blitz, Sete, Ler, Visão, Expresso, Público, Elle e Vogue.Assinou crónicas radiofónicas na NRJ-Rádio Energia e na XFM.

Em televisão trabalhou como estilista de imagem (Pop Off, 1992/93) mas sobretudo como guionista. Colaborou com a Associação Moda Lisboa e com o Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi assessora de imprensa no Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) e no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]