Metamorfoses – Entre o Colapso e o Desenvolvimento Sustentável

854
Metamorfoses - Entre o Colapso e o Desenvolvimento Sustentável
Metamorfoses - Entre o Colapso e o Desenvolvimento Sustentável

Metamorfoses – Entre o Colapso e o Desenvolvimento Sustentável de Viriato Soromenho-Marques da Publicações Europa-América

Metamorfoses

No fundo o que está em causa é, nada mais nada menos, do que a base efetiva da própria crença no progresso, que alimentou as várias mitologias e narrativas, tanto sagradas como profanas. Primeiro na Europa, e depois em todos os continentes e culturas.

Seremos capazes de atravessar esta tempestade de arrogância e desmesura?

Seremos capazes de administrar corretamente o poder da técnica e da ciência, no sentido da maior justiça entre os humanos e do maior cuidado para com todas as outras criaturas que connosco partilham o tempo e o espaço?

Seremos capazes de habitar sabiamente a Terra?

Estas perguntas situam-se numa região limite. Para elas não há uma resposta rigorosa, mas apenas o testemunho de uma aposta (…)

A representação contemporânea da nossa crise ambiental e social global oscila, desta forma, entre a expectativa do pior e a esperança resiliente, entre o risco de colapso e a perspectiva duma mobilização planetária, capaz de assegurar, certamente num parto difícil e doloroso, a transição para uma sociedade, simultaneamente, dinâmica e sustentável.”

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]