Medicina – Arte e Ofício de António José de Barros Veloso

1157
Medicina - Arte e Ofício
Medicina - Arte e Ofício

Medicina – Arte e Ofício de António José de Barros Veloso da Gradiva

Medicina – Arte e Ofício

Conhecer a medicina, não apenas como o doente que se dirige ao hospital ou posto médico mas em todas as suas intrincadas variantes e na história da Humanidade, é o objectivo a que este livro se propõe.

‘Não se trata de um diário nem de um livro de memórias, nem pretendendo fazer a história de uma época da medicina é sobretudo o testemunho de alguém como eu, que durante quarenta anos, assistiu a profundas transformações, sobre as quais foi reflectindo ao longo da minha carreira.’

António José de Barros Veloso é médico na área da medicina interna e ao longo da sua carreira escreveu inúmeros artigos para revistas da especialidade e comunicação social em geral, que agora reúne neste volume.

A maior parte destes textos estão ligados à teoria e prática da medicina, nos seus aspectos históricos, políticos e sociais. Ao longo de vários capítulos, o autor traça a história de doenças, curas e formas de encarar a medicina, que vão desde o poder do médico nas cortes à sua presença e influência nas penas de morte.

Alguns capítulos debruçam-se sobre a importância de medicamentos como a penicilina, as sulfamidas, outros sobre doenças como a tuberculose ou a ‘gota como símbolo político dos ingleses e sátira política’, a origem da vida, entre outros, todos numa linguagem acessível, com alguns comentários e anedotas pelo meio, que tornam este livro bastante agradável, sem que se sinta a áurea que por vezes os livros sobre a medicina teimam em apresentar, dirigindo-se apenas a catedráticos ou especialistas. Neste livro vai surpreender-se com histórias e sem dúvida aprender bastante.

‘A medicina, para ser exercida com competência, não exige apenas conhecimentos profundos e actualizados: exige, acima de tudo, bom senso.’

Uma edição da Gradiva a não perder.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]