Lolita de Maurice Couturier

1100
Lolita
Lolita

Lolita de Maurice Couturier da Editora Pergaminho

Lolita

‘Lolita’ é um livro de Maurice Couturier, lançado pela Editora Pergaminho. ‘Lolita’ é uma história já conhecida por muitos: a menina que seduziu um homem, ou vice versa?

Quem nunca ouviu falar de Lolita? A menina de doze anos que despertou desejos no seu padrasto é a essência da história de Lolita. Uma história que suscitou muitas reacções contraditórias nos Estados Unidos e que apanhou desprevenidos os conservadores da época.

Humbert foi o nome que se apaixonou por esta menina-mulher. Mas, foi Nabokov o pai deste episódio, o homem que criou esta história chocante para a maioria das pessoas. Um homem maduro que se vê envolvido na sensualidade de uma ainda menina e ‘futura’ mulher, com apenas doze anos.

Se inicialmente a história teve uma determinada leitura, anos mais tarde, na década de 50, retirava-se uma ilação diferente da história de Lolita: tratava-se de uma jovem provocadora e rebelde, sem complexos em assumir os seus desejos. É fundamental perceber que esta leitura só foi possível também devido ao clima de uma maior liberdade que se vivia nos Estados Unidos.

Já na década de 60, as coisas são vistas de forma diferente. Da imagem de uma menina provocadora passa-se para a ideia de que a história da Nabakov trata de uma criança que está submetida aos impulsos sexuais de um louco, o seu padrasto. Durante muito tempo esta ideia vigorou, mas hoje são muitas as vozes que se levantam para apoiar uma ou outra ideia.

O certo é que a história denominada por ‘Lolita’ permaneceu ao longo dos anos no hemisfério entre o certo e o errado, sempre no palco da actualidade. Inúmeras análises foram feitas a este clássico erótico de Nabokov, e todas elas se encaixaram num padrão sexualmente disforme, quer fosse pela parte do objecto de desejo como pelo seu autor.

‘Lolita’ de Maurice Couturier é o livro através do qual o leitor pode ter acesso à análise pormenorizada de toda a aura que envolveu esta história de Nabokov. Lançado pela Editoria Pergaminho, ‘Lolita’ leva-a aos caminhos recônditos daquilo que uniu um homem e uma, ainda, menina. As conclusões ficam ao seu critério!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]