Formação de professores de Fátima Braga

1268
Formação de Professores e Identidade Profissional
Formação de Professores e Identidade Profissional

Formação de Professores e Identidade Profissional de Fátima Braga da Quarteto.

Formação de Professores

Da autoria de Fátima Braga, este livro da Quarteto Editora leva até aos interessados aspectos importantes acerca da complexidade que implica a carreira de professor.

“Ser professor traz a complexidade não só da leccionação como também da tomada de decisões educativas e curriculares. Ser professor principiante num contexto de incertezas tão diversas profissionais, pedagógicas, entre outras, reforça essa complexidade, principalmente quando se exige ao docente e à escola a resolução dos problemas que cada sociedade enfrenta nas suas matizes históricas e sociais.

A leitura do texto “Formação de Professores e Identidade Profissional” é um percurso aliciante para quem pretende compreender a complexidade da construção da identidade profissional do professor principiante”- do prefácio, José Augusto Pacheco.

Este é um livro que gira em torno do mundo dos professores, das dificuldades e vitórias, dos medos e anseios. Profissão fundamental para o evoluir da sociedade, nem sempre é fácil ser-se professor, antes pelo contrário. É exactamente em torno destes parâmetros, que gira o livro de Fátima Braga.

Dividido por diversos capítulos, este manual leva o leitor ao encontro das dimensões relativas ao ambiente de aula, modelo de recolha de dados, às crenças dos professores, às preocupações dos professores iniciantes, ou às etapas de desenvolvimento dos professores entre tantos outros parâmetros.

A formação correcta e adequada de qualquer professor é imprescindível para garantir o sucesso das novas gerações, e isso é um facto mais que constatado e para o qual não é necessário manual algum.

A autora deste livro é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e adquiriu o Mestrado em Educação, Especialidade de Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho. A sua área predilecta de investigação é a formação de professores.

Professora do Ensino Básico e Secundário, Fátima Braga está acreditada como formadora pelo Conselho Científico- Pedagógico da Formação Contínua e desenvolve actividades como consultora do Ministério da Educação.

Um livro da Quarteto Editora que a vai levar mais além no mundo do ensino e educação, destacando como assunto central a função/papel/formação dos professores.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]