Educar para a Sexualidade de Helena Alcobia

1392
LEAD Technologies Inc. V1.01
- pub -

Educar para a Sexualidade de Helena Alcobia da Porto Editora

Educar para a Sexualidade

Editado pela Porto Editora, Educar para a Sexualidade era o livro que faltava para acabar de vez, com todos os tabús inerentes à sexualidade humana e a sua aprendizagem tão envolta em polémica. Uma obra de referência para professores e educadores, mas também de consulta recomendada para os pais.

Será, por certo, dos temas mais polémicos e de maior dificuldade de abordagem no contexto escolar. A Educação Sexual, pela sua peculiaridade e, sobretudo, pela pesada carga cultural que carrega, suscita inúmeros problemas aos professores quando se vêem confrontados com a necessidade de integrar este tema nas respectivas matérias disciplinares, até porque escasseia literatura de apoio.

Neste quadro, “Educar para a Sexualidade”, de Helena Alcobia, Alexandra Ribeiro Mendes e Helena Maria Serôdio, edição Porto Editora, será uma novidade muito bem recebida pelos professores e educadores. Trata-se de um manual de fácil utilização em qualquer disciplina, flexível, que procura apoiar os professores a promover uma Educação Sexual de forma coerente, organizada e transversal, dando-lhes liberdade de abordagem ao tema para que possam também respeitar a individualidade dos alunos, as suas vivências, as suas ideias. Ao mesmo tempo, pretende propiciar um fundamento biológico para que os professores possam compreender e analisar o desenvolvimento psicológico, emocional e comportamental das crianças, adolescentes e adultos no âmbito da sexualidade.

Assim, este livro está organizado em três blocos -Morfologia e fisiologia dos sistemas reprodutores humanos, Temas sobre a sexualidade e Actividades -blocos estes que se inter-relacionam.

No primeiro capítulo, desenvolvem-se noções gerais da anatomia e funcionamento de ambos os aparelhos; no segundo capítulo, faz-se a abordagem de um conjunto de temas (sexualidade infantil, circuncisão e excisão, responsabilidade sexual, entre muitos outros) de uma perspectiva biológica, mas fazendo, sempre que necessário e de forma objectiva, um enquadramento sociocultural e histórico; no terceiro capítulo são apresentadas algumas actividades e explicadas técnicas que as autoras experimentaram ao longo dos últimos nove anos para que os alunos desenvolvessem competências nas áreas da sexualidade e da sociabilização. Uma última nota para as considerações feitas sobre a forma como se deve avaliar as competências adquiridas e o valor dessa avaliação.

- pub -

A educação é uma área de difícil abordagem pela maioria dos professores, porque é um tema abrangente e multidisciplinar. Por isso este tema deverá ser tratado de uma forma interdisciplinar, com um contributo próprio de cada professor, focando os temas mais solicitados pelos alunos, sem se perder a objectividade necessária a um tema tão polémico. Assim, a solução pode passar por um livro flexível e moldável, mas que sirva de elemento de trabalho, de ponto de partida ou de ancoradouro quanto as dúvidas se amontoam. Pretende-se que o Educar para a Sexualidade seja essa proposta, de fácil utilização, permitindo fazer anotações, com algumas sugestões inovadoras que podem levar os alunos a adquirir competências em vários áreas muito para além da educação sexual. É reconfortante para um professor ver os seus alunos amadurecer, em busca do seu próprio caminho.

Título: “Educar para a Sexualidade”

Autoras: Helena Alcobia, Alexandra Ribeiro Mendes, Helena Maria Serôdio N.º de Págs.: 96 PVP: 9,90 Eur

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -