Despeço-me da Terra da Alegria de Ruy Belo

2335
Despeço-me da Terra da Alegria
Despeço-me da Terra da Alegria

Despeço-me da Terra da Alegria de Ruy Belo da Editorial Presença

Despeço-me da Terra da Alegria

A Obra Poética de Ruy Belo ‘Despeço-me da Terra da Alegria’ é uma das sugestões da Editorial Presença em mais um livro onde a poesia dita os caminhos da leitura. Falecido em 1978, Ruy Belo publicaria o seu último livro ‘Despeço-me da Terra da Alegria’, um ano antes da sua morte.

Uma estranha e amarga coincidência, pensariam alguns, mas segundo o poeta ele tinha a morte devidamente planeada: Tenho uma vasta obra publicada e tenho a morte em preparação- declarou Ruy Belo.

A coincidência entre as palavras e a realidade é uma das grandes façanhas dos poetas, mas Ruy Belo levou excessivamente à risca essa estreita relação. Nascido no concelho de Rio Maior, licenciou-se em Direito e Filologia Românica, e fez o Doutoramento em Direito Canónico.

No início da década de 60 nascia o seu primeiro livro de poesia ‘Aquele Grande Rio Eufrates’, marcando a diferença do estilo poético que até à data se havia instalado no mundo literário.

Ruy Belo procura o equilíbrio entre o real e a sua própria pessoa. Um desfilar de momentos saudosos, demarcados no arquivo da memória, soberbamente descritos e transformados numa melodia poética impressionante.

Rompendo com os laços tradicionais da poesia, Ruy Belo lançou outras obras como ‘O Problema da Habitação’ ou ‘Boca Bellingue’, traduzindo também diversos autores. Na década de 70 podemos apreciar alguns dos seus melhores trabalhos: ‘Homem de Palavras’, ‘Transporte de Tempo’, ‘País Possível’, ‘A Margem da Alegria’, ‘Toda a Terra’ e, finalmente, ‘Despeço-me da Terra da Alegria’.

O século XX viu nascer este grande poeta português, que quase brincava com a matéria em nosso redor para lhe dar vida no momento seguinte através da poesia. A Obra Poética de Ruy Belo é, sem dúvida, uma leitura obrigatória para se conhecer melhor os grandes valores culturais e poéticos da segunda metade do século XX.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]