As Palavras Do Pão de Sérgio Luís de Carvalho

1148
As Palavras Do Pão
As Palavras Do Pão

As Palavras Do Pão de Sérgio Luís de Carvalho da Colares Editora

As Palavras Do Pão

A Colares editora acaba de editar o seu mais recente título da Colecção Gastronomia, “As Palavras do Pão – provérbios e ditos populares portugueses”. Sobre o pão poderemos dizer que está intrinsecamente ligado à nossa cultura popular, e aos nossos hábitos alimentares. Os curiosos da nossa vasta cultura popular, rica em dizeres e provérbios, poderão aprender e apreciar novas experiências gustativas. O pão é um alimento enraizado nos hábitos dos portugueses, bem como uma referência agradável nesta estação.

Trata-se de uma recolha exaustiva dos provérbios e ditos populares portugueses (ou brasileiros que já façam parte do quotidiano português) directamente associados ao pão ou ao seu ciclo.

A cultura oral é como a memória sedimentada de um povo, aqui valorizada pelo cariz simbólico do pão no quotidiano. Os provérbios e ditos populares exprimem e representam os costumes, o pensamento metafórico, as mentalidades.

Este livro é pois um repositório de centenas de dizeres que nos alertam para “nem só de pão vive o homem”.

Possível pela colaboração do Museu do Pão e do seu Director Científico, este título vem enriquecer a Colecção de Gastronomia da Colares Editora.

O autor: nascido em Lisboa em 1959, Sérgio Luís de Carvalho é autor de vários estudos sobre a História portuguesa, bem como de livros de ficção. Licenciado em História e mestre em História Medieval, o autor tem dedicado parte substancial da sua investigação à multisecular tradição do Pão português.

Pela particularidade do tema, este livro estará disponível não só nas livrarias, como nas grandes superfícies e ainda em lojas especializadas, para que o seu conteúdo possa ser “provado” na totalidade e em perfeita harmonia.

Sobre a Colares Editora:

Existe desde 1990, sob a direcção editorial de Maria Rolim, tem no seu catálogo as colecções Juvenil, Fantástica, Livro Carta, Colares Literatura, Marginália, Arte e Património, Livros Práticos e Colecção Extras; sendo a sua imagem de marca a colecção Gastronomia – uma colecção com paladar – que conta já com cerca de 55 títulos, entre os quais se destacam “A Cozinha Tradicional do Alentejo”, “Arte de Cozinha” (1º livro de cozinha editado em Portugal, 1693), “O Livro de Cozinha de Apício” (Séc. III A.C.), entre outros. Esta é uma colecção de merecido destaque e mérito, não só pelas originais receitas, mas sobretudo pela sua forte componente histórica e de investigação, prestando um claro contributo no estudo da história alimentar portuguesa ao longo dos tempos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]