Banana Split de Rui de Brito

1290
Banana Split
Banana Split

Banana Split de Rui de Brito da Publicações Europa América

Banana Split

Um retrato chocante de Portugal. Tanto no passado como no presente.

Autor dos grandes frescos nacionais Sud Express (1999) — uma viagem através do turbilhão da Primeira República — e Nos Olhos do Camaleão (2001) — uma visão diferente do Portugal dos anos 60 e da Guerra Fria.

Ambos anteriormente publicados nesta colecção, Rui de Brito pertence a uma geração de intelectuais que, intuindo a complexidade básica da condição humana e a sua não redutibilidade a esquemas simplistas e maniqueístas, rejeitou tanto a ideologia e a estética do Estado Novo quanto a do neo-realismo, vendo-se obrigada a combater pela liberdade estética e de expressão e pelo seu sustentáculo básico, a  Democracia, antes e depois do 25 de Abril.

Começou pela crónica  e  pela poesia — Um Tiro na Tarde (1965) —, tendo publicado o seu primeiro romance  — Já Se Pode Brincar na Relva — em 1970.

Banana Split, publicado originalmente, em versão não integral, em 1979, e considerado por alguns chocante, escabroso ou até mesmo pornográfico, representou uma importante ruptura com o politicamente correcto da tradição literária portuguesa.

Uma obra politicamente incorrecta!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]