As meninas de Lygia Fagundes Telles

1015
As meninas de Lygia Fagundes Telles
As meninas de Lygia Fagundes Telles

As Meninas de Lygia Fagundes Telles da Editorial Presença.

As meninas

É um romance escrito em 1973, apresenta a vida e as relações afetivas, sexuais e familiares de três jovens universitárias, no auge da ditadura militar no Brasil.

Foi um dos raros textos que ousaram abordar temas como a repressão e a tortura. Lygia Fagundes Telles fê-lo através desta narrativa que se desenrola no microcosmo que é um pensionato de freiras, onde vamos encontrar Lia, Lorena e Ana Clara, três personagens provenientes de estratos sociais distintos.

A autora escolheu para lutar contra a opressão e a decadência, personagens com individualidade própria e uma história, com sonhos de juventude, fantasmas do passado, contradições em que se debatem, ora sob o impacto dos seus impulsos de libertação ora sob o peso do que as aprisiona.

Amigas íntimas, dialogam, refletem e monologam, questionando-se. A sua união é no entanto precária, e não apenas por ser circunstancial, mas porque cada uma segue um caminho que lhe é próprio, um destino individual que transcende qualquer análise sociológica.

Lygia Fagundes Telles gera, com a sua arte, uma força vital que se transmite e um êxtase que seduz, graças a uma escrita inovadoramente romanesca que a consagrou em definitivo, com este romance, como um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]