As Cruzadas desde 1096 a 1270

1118
As Cruzadas desde 1096 a 1270
As Cruzadas desde 1096 a 1270

As Cruzadas estão implicitamente ligadas á história da Europa Ocidental. Este livro apresenta um estudo detalhado das oito cruzadas, durante três séculos.

As Cruzadas desde 1096 a 1270

As Cruzadas fazem parte do imaginário colectivo de qualquer pessoa. Intimamente ligadas à oposição entre Ocidente e Oriente, ou entre o Cristianismo e o Islão, as cruzadas são encaradas pelos historiadores como uma das primeiras expressões de expansão da Europa Ocidental.

Ainda assim, a polémica em torno das Cruzadas é muita. Torna-se difícil compreender a fronteira entre a barbárie e a civilização, ou entre a fé e a obsessão pelo domínio do território. Assinado por vários autores, este livro retrata os acontecimentos que marcaram estes três séculos de cruzadas, através de sinopses ou de cronologias.

Em ‘As Cruzadas’, os autores fazem a referência e a devida reflexão a momentos cruciais da história deste movimento: a pregação da primeira Cruzada ou a célebre queda de Constantinopla. Inúmeras análises e reflexões acerca das figuras dos santos guerreiros ou da força dos reinos europeus nas Cruzadas estão aqui também presentes neste livro.

Uma extensa oferta cultural, política e religiosa acerca destes tempos é o que ‘As Cruzadas’ pretendem levar até aos leitores. Todavia, é ainda de realçar a apresentação de um balanço das Cruzadas, tendo em conta as perdas de vidas e terras como o estabelecimento de novas relações com o Oriente.

‘As Cruzadas’ é um livro que aglomera muitos especialistas em história medieval, entre os quais é possível encontrar Georges Bordonove, Alain Demurger, Anne-Marie Eddé, Jean Richard e Gerard Sivéry. Um livro repleto de informação, detalhes, análises e reflexões culturais é o que a Pergaminho propõe.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]