As Andorinhas de Cabul de Yasmina Khadra

3032
As Andorinhas de Cabul
As Andorinhas de Cabul

As Andorinhas de Cabul de Yasmina Khadra da Bizâncio

As Andorinhas de Cabul

Da autoria de Yasmina Khadra e publicação da Bizâncio. Em As Andorinhas de Cabul, um magnífico romance, que é também um hino à mulher, Yasmina Khadra conseguiu mostrar com lucidez a complexidade dos comportamentos nas sociedades muçulmanas dilaceradas entre o feudalismo e a modernidade.

Na canícula de Cabul, entre as ruínas do desastre e as dos espíritos, dois homens e duas mulheres procuram um sentido para a vida: um burguês desiludido, uma advogada proibida de exercer, um carcereiro que definha à sombra das execuções e uma esposa que luta contra uma doença incurável.

Através da sua busca da dignidade humana, é omartírio de um país que perpassa, traumatizado pelas guerras e a loucura, entregue aos sortilégios dos gurus e à tirania dos talibãs.

E no entanto, lá onde a razão parece perdida, o amor recusa-se a ceder e apela ao milagre. Mas o que é o milagre num país em que os prazeres são tão atrozes como os linchamentos?

Yasmina Khadra é o pseudónimo sob o qual escreve Mohammed Moulessehoul, cadete militar desde os 9 anos e, até há pouco tempo, oficial superior do exército argelino. Escrevia sob pseudómino para evitar a censura que se impunha à sua escrita. Nasceu em 1955, em Orão.

Com vários romances publicados, Khadra está já traduzido em mais de uma dezena de oaíses, nos quais seduziu um vasto público. De entre os seus títulos mais importantes destacamos Com Que Sonham os Lobos(2001) e O Escritor (2002, Medalha de Ouro da Academia Francesa), já publicados pela Bizâncio.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]