Arabia Felix de Thorkild Hansen

1203
Arabia Felix de Thorkild Hansen
Arabia Felix de Thorkild Hansen
- pub -

Aventure-se à descoberta do Iémen, a Arabia Felix dos Romanos, “o berço da civilização”, com a expedição dinamarquesa de 1761-1767.

Arabia Felix

Cuidadosamente preparada durante vários anos, nesta primeira expedição científica dirigida à Península Arábica, participaram cinco cientistas, especialistas em diferentes áreas, simultaneamente complementares, sendo cada um deles incumbido de uma tarefa específica.

Apenas um regressou: Carsten Niebuhr. Não obstante, a expedição foi considerada um êxito, principalmente graças à publicação da sua Beschreibung von Arabien, 1772 [“Descrição da Arábia”], obra imediatamente traduzida para francês e inglês.

Thorkild Hansen foi um jornalista e ensaísta que, tendo estudado exaustivamente os arquivos, a correspondência e outras publicações, percorreu o itinerário da expedição dinamarquesa, fazendo no seu livro o papel de guia daquela expedição, testemunho apaixonante da motivação gerada pela curiosidade científica, pela perseverança e abnegação dos seus participantes.

Eva-Maria von Kemnitz é mestre em Filologia Oriental (Estudos Árabes e Islâmicos) pela Universidade de Varsóvia e doutora em História das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa.

Tem desenvolvido trabalhos de investigação na área dos estudos islâmicos e do orientalismo, assim como na das relações entre a Europa e o Magrebe.

- pub -
. pub .

É docente de História, Cultura e Civilização do Mundo Islâmico no mestrado em Estudos Orientais do Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica.

Em colaboração com o Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica. Arabia Felix.

A ÁSIA EM LIVROS

Arabia Felix, de Thorkild Hansen (Título original: Det Lykkelige Arabien, 1ª edição,1965

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -