Manuel Vicente, trama e emoção

1879
Manuel Vicente - Trama e emoção
Manuel Vicente - Trama e emoção
- pub -

“Um sítio para habitar” ou “O espaço do ser” é como Manuel Vicente (Lisboa, 1934) define a arquitectura. Esta exposição é uma retrospectiva dos cinquenta anos de busca por esse ideal de prazer e emoção ou, simplesmente, do sublime que pode existir no nosso quotidiano. Uma leitura antológica da obra de arquitectura de Manuel Vicente.

Manuel Vicente

A mostra é composta por uma selecção de obras, da década de 60 do século XX ao século XXI, da escala da habitação ao território, traçando uma panorâmica da obra do arquitecto.

Desenhos originais, maquetas de análise, imagens e textos apresentam os projectos e os espaços edificados. Integra ainda um conjunto de filmes, realizados em Macau no início deste ano, e que propõem uma reflexão sobre a apropriação de algumas dessas obras; um testemunho particular das últimas décadas da presença portuguesa.

Esta exposição faz parte do programa “Manuel Vicente, trama e emoção” de divulgação da sua obra, a propósito da qual se reflecte sobre a importância da arquitectura na sociedade contemporânea e se questiona a relação de Portugal com Macau.

Iniciativa da Atalho, laboratório de arquitetura e urbanismo, a exposição é co-organizada com o Departamento de Arquitectura e Urbanismo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e o Centro de Documentação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, projecto financiado pelo Ministério da Cultura/ Direcção Geral das Artes.

. pub .

Galeria Nascente, 24 Junho a 7 Agosto 2011

- pub -
Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -