A História de Vénus e de Tannhouser de Aubrey Beardsley

1581
A História de Vénus e de Tannhouser
A História de Vénus e de Tannhouser
- pub -

A História de Vénus e de Tannhouser de Aubrey Beardsley da Publicações Europa-América

A História de Vénus e de Tannhouser

Inacabada pela morte do autor, nem por isso esta obra deixa de ser um marco na literatura erótica do século passado. ‘A história de Vénus e de Tannhauser’ é um recontar de uma velha lenda que conta a história do encontro entre um cavaleiro aristocrata e a deusa romana Vénus, no seu jardim das delícias.

Pela pena de Aubrey Beardsley, quer na escrita, quer nas ilustrações modernistas do livro, penetramos na história de como o cavaleiro Tannhauser foi introduzido no jardim da deusa, situado no monte do mesmo nome.

Num cenário luxuoso e fascinante vamos conhecer uma sociedade algo decadente, ligada intensamente aos prazeres da carne, com um amor exacerbado pelo artificial e exótico, pintada pelo autor por vezes com cores algo sombrias, outras com cores que raiam o ridículo, mas nunca fugindo à exaltação da mulher amada.

Aubrey Beardsley faleceu antes de conseguir completar o romance, que dedicou ao cardeal Giulo Poldo Pezzoli, e este foi publicado várias vezes, mas quase sempre sob censura ou outro título que não o atribuído pelo autor. A única versão não censurada teve uma edição privada em 1907.

Na carta dirigida ao cardeal, descreve o que o levou a escrever o livro e desculpa-se das suas extravagâncias: ‘Dado o livro possuir matéria de muito maior importância do que meros e simples prazeres sexuais, pois também trata da grande condição da sua razão primeira, e de coisas canónicas em algumas páginas, sinto-me esperançado que a vossa Eminência perdoará a minha escrita do Hill of Vénus, de cuja extravagância só a minha juventude é a responsável.’

- pub -

Este é a mais recente edição do ‘Grandes Clássicos Eróticos’ da editora Europa-América.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]
- pub -