A história da filosofia XI de Nicola Abbagnano

1694
A história da filosofia XI de Nicola Abbagnano
A história da filosofia XI de Nicola Abbagnano

Mais um volume da colecção História da Filosofia magistralmente escrita por Nicola Abbagnano. Este é A história da filosofia XI que nos chega pela Editorial Presença da obra de Nicola Abbagnano, filósofo e criador da mais importante centro de estudos metodológicos do século XX.

A grande empresa deste autor, para além das suas outras obras, seria a compilação da história da filosofia, rompendo com a orientação da anterior historiografia baseada mais em opiniões pessoais do que em factos, que viria a revolucionar toda a forma de pensar deste século, e acima de tudo, ajudar várias gerações de estudantes.

Não tendo perdido qualquer da sua actualidade quer a nível académico, quer para o leitor que procura informação, esta obra é essencial para os estudantes do tema.

A história da filosofia XI

Neste volume o autor discute o pragmatismo, o realismo e naturismo, a filosofia das ciências o neo-empirismo e os maiores autores da época, como Russel, Dewey entre outros.

Este é o décimo primeiro volume da colecção que a Presença optou por apresentar em doze volumes, embora a original contasse com três volumes, publicados de 1946 a 1950.

Tendo começado a sua vida como professor no Liceu Umberto I, Nicola Abbagnano terminaria a sua obra como correspondente de várias revistas da especialidade e com o cargo de assessor e conselheiro cultural da Câmara Municipal de Milão, cargo do qual se demitiu quando completou oitenta e cinco anos de idade.

A sua última obra foi ‘Ricordi de un filosofo’ datada de 1988, publicada dois anos antes da sua morte e com uma forte carga biográfica.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]