A Dança das Areias de Bruce Kirkby

830
A Dança das Areias
A Dança das Areias

A Dança das Areias de Bruce Kirkby da Publicações Europa-América

A Dança das Areias

Folheando as páginas deste livro, olhando para as gravuras, mais uma vez senti que o deserto tinha vindo até mim. Do prefácio de Sir Wilfred Thesiger.

O lendário Quadrante Vazio, grande deserto meridional da Arábia, serve de pano de fundo à jornada extraordinária que juntou três canadianos, Bruce Kirkby, Jamie Clarck e Leigh Clarck a três Beduínos omanitas.

No Inverno de 1999, durante 40 dias e 40 noites, estes seis homens viajaram de camelo desde Salalah (Omã), no mar da Arábia, rumo ao norte e depois a leste, percorrendo 1 200 quilómetros, através da vastidão desértica e largamente inexplorada, onde candeias de dunas de areia se elevam a mais de 300 metros de altura. Quando chegaram a Abu Dhabi, no Golfo Pérsico, foram recebidos como heróis. Afinal, esta fora a primeira travessia do Quadrante Vazio, de camelo, desde há 50 anos.

Seguindo o trilho da travessia original efectuada em 1947 pelo célebre explorador e aventureiro Sir Wilfred Thesiger, estes homens recriaram uma expedição com raízes históricas.
Nos anos que se seguiram à viagem de Sir Wilfred Thesiger, a Arábia e os Beduínos assistiram a espantosos progressos. A descoberta do petróleo trouxe com ela rápidas e irreversíveis modificações para uma sociedade de nómadas que vivera em relativo isolamento desde os tempos de Maomé.

Os três exploradores, ao viajarem com os companheiros Beduínos, conseguiram aperceber-se até que ponto estas modificações afectaram os últimos nómadas da Arábia.

Recorda-se ainda que a travessia do Quadrante Vazio teve uma considerável cobertura mediática, nacional e internacional.

Um livro destinado aos amantes da literatura de viagens, aos interessados no carácter humano e no seu poder para se suplantar, aos apreciadores de audaciosas aventuras à moda antiga e a todos os que gostem de um bom livro.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]