Decoupage em madeira

4979
Decoupage em madeira
Decoupage em madeira

Fique a saber como poderá fazer decoupage em peças básicas de madeira!

Material necessário:

  • Pinceis tamanhos médios e grandes
  • Caixa de Madeira
  • Tintas Acrílicas
  • Cola para decoupage em madeira
  • Guardanapo
  • Tesoura
  • Verniz Spray
  • Lixa fina para madeira

1º – Preparação da peça

Lixe bem a peça até esta ficar bem polida, após isso pinte-a com a tinta acrílica. Existem marcas muito boas que ja vêm com suportes para a própria tinta.

Use o pincel pequeno para os cantos, assim o trabalho sairá perfeito, prefira sempre os pincéis com o pelo fino e macio.

Se quiser posteriormente colocar alguma imagem ou o guardanapo na caixa de madeira deverá deixar o espaço pretendido sem tinta apenas lixada para que esteja pronta na altura de a colar.

Não se esqueça que se pintar toda a superfície da caixa, com uma cor escura, quando for colar o guardanapo este irá perder a sua cor original passando a reflectir a cor com a qual pintou a caixa o que dará um efeito diferente do que pretendia podendo até estragar o seu trabalho

2º – Inicie a Decoupage

Quando a tinta estiver completamente seca, poderá então iniciar a decoupage. Tenha atenção que o guardanapo vem com duas folhas brancas coladas, retire-as antes de o utilizar pois caso contrário o seu trabalho ficará estragado.

3º – Colas

Para fazer decoupage necessita de determinado tipo de colas, pois terá que escolher a cola ideal para os diferentes tipos de decoupage, pois poderá ser em madeira, em vidro ou porcelana e cada uma tem a sua cola específica.Pergunte sempre na loja onde comprar qual a indicada para o que irá fazer! Poderá também encontrar dentro da ideal 3 variedades a Mate (sem brilho), a Acetinado (semi-brilho), e com brilho.

4º – Colagem das imagens

Para iniciar a colagem deverá ter algum cuidado e tudo preparado para que saía na perfeição.

Coloque as imagens ou o guardanapo ao lado da caixa e pegue na cola e passe na superfície da caixa que deseja que fique com as imagens, não coloque muita cola para a imagem/guardanapo não ficar ensopada(o). Pegue agora na imagem e coloque sobre a superfície que já contem cola e vá calcando devagar para não rasgar a imagem e para que esta fique bem colocada sem dobras!

Utilizes a ponta dos seus dedos para fazer com que a imagem se cole à superfície. Espere que fique tudo colado e para finalizar passe uma camada fina de cola sobre a imagem/guardanapo.

5º – Acabamentos

Passe um verniz ou spray de acabamento, poderá também utilizar a tinta acrílica ideal para acabamentos.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]