Zoo de Lisboa – Mais do que um jardim

1570
Alguns animais da 'Quintinha'

O Centro Pedagógico do Zoo é um grande serviço de função educativa. Alguns animais da 'Quintinha'

O Jardim Zoológico de Lisboa, para além de ser um local de visita obrigatória e um ex-líbris por excelência, dispõe de diversos serviços na maioria das vezes desconhecidos pelos visitantes.

Para além das tradicionais atracções, como a Baía dos Golfinhos, a Aldeia dos Macados, o fosso dos leões, o reptilário e as centenas de espécies animais que podemos visitar, o Zoo de Lisboa dispõe ainda de um completo serviço, de grande utilidade a professores, estudantes de todas as idades ou simplesmente curiosos.

Inaugurado em Outubro de 1996, o Centro Pedagógico do Zoo é um grande serviço de função educativa, complementar ao propósito tradicional do Zoo, de divulgar e preservar diversas espécies animais.

Para além de todas as actividades do Zoo, o Centro Pedagógico oferece uma larga variedade de actividades pedagógicas e de aopio à investigação. Dispõe de uma oferta programática permanente durante o período escolar e vocacionada para crianças e professores – dando um valioso apoio às tradicionais visitas de estudo – e um programa de animação e tempos livres que funciona durante a época de férias, cujo lema é “aprender a brincar” e que inclui um atelier de tempos livres para crianças dos 6 aos 14 anos.

A pensar nos mais crescidos, e em funcionamento durante todo o ano, o Centro Pedagógico do Zoo dispõe de um serviço de apoio a trabalhos e investigações, com apoio técnico personalizado, pondo também ao dispôr dos alunos do ensino secundário e superior um centro de documentação, uma biblioteca e uma videoteca.

De particular agrado para os visitantes de todas as idades – e incluída no bilhete único do Jardim Zoológico, é a “Quintinha“. Inaugurada também em 1996 e situada junto do Centro Pedagógico, a “Quintinha” é um espaço lúdico e pedagógico aberto a todo o público. Tem uma pequena horta pedagógica com dezenas de frutos e vegetais diferentes, para além de diversos animais domésticos – e são eles a principal atracção, já que, ao contrário do que acontece com os outros animais do Zoo, os animais da “Quintinha” estão ao alcance do olhar e das festas dos visitantes. Aqui as crianças podem ver os bichos mais de perto As crianças, especialmente, são quem mais gosta de acariciar os animais e aprender com eles através das Sessões Temáticas orientadas pelo Centro Pedagógico.

E porque nem tudo serve para aprender, destacamos ainda o Animax, a mais recente inovação do Zoo. Trata-se de um pequeno parque de diversões – cuja entrada não exige o bilhete do Jardim Zoológico. Com atracções para todos os gostos e para todas as idades, concebidas com as mais recentes tecnologias de diversão, o Animax tem vindo a tornar-se uma das principais atracções do Jardim Zoológico.

Ficam então as sugestões, lembre-se que o Zoo não serve apenas para passear, mas sim para aprender e divertir!

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]