Uma Tradição a Cumprir no Porto: S. João

1841
São João no Porto
São João no Porto

O Santo Padroeiro do Porto, S. João, sai às ruas da invicta para uma noite memorável de música, folia, martelos e de fogueiras para saltar. O lema é alegria.

O S. João é o Santo Padroeiro da cidade do Porto, que uma vez mais neste primeiro ano do milénio, aguarda a vinda de muitos foliões para se juntarem à festa das gentes do norte. A tradição na cidade do Porto vem-se mantendo há largos anos, e já há bastante tempo que os preparativos estão a ser minuciosamente confeccionados para que nada falte ao Santo do Porto.

As Festividades de S. João são uma tradição já muito antiga na cidade do Porto. Desde o século XIV que há testemunhos referentes a esta festa que banhava esta cidade do Norte. Gentes dos bairros e de classes sociais mais abastadas saíam às ruas, unindo-se em jeito de festa e de companheirismo sorridente. De facto, só mesmo com a implantação da República passaria a haver um Feriado Municipal congratulando as gentes nortenhas e demonstrando a importância dessa ocasião.

Nos bairros a animação é variada, mas pode também optar pelos espectáculos da Baixa. Certo é que, por todos os pontos da cidade poderá encontrar sempre música, bebida e comida em abundância. A escolha é de facto muita e prima pela alegria e diversão, daquele que é o Santo mais popular de toda a Europa.

Nas Festas de S. João a presença do martelo e do alho porro são imprescindíveis, contribuindo para a singularidade da festa da invicta. Esquecem-se as amarguras da vida, os atritos com os seus semelhantes e o único objectivo, sob o olhar da lua altiva e também ela em festa, é divertir-se pela noite fora.

O S. João é característico da cidade do Porto, mas para os lados da Margem Sul, mais concretamente na cidade de Almada, o S. João também é comemorado com a devida importância da data festiva. Os bailes, as barraquinhas e as fogueiras também marcam a sua presença e o povo de Almada sai à rua para comemorar o seu Feriado Municipal. O ambiente é também de festa e a aderência espera-se grande, como aliás tem acontecido em anos anteriores.

S. João no Porto

O fogo de artifício encandeia as cidades de Almada e do Porto no auge da noite, abrilhantando o negro dos céus. Se não é adepto destas festividades, onde as massas populares ditam as regras, ao menos vá passear até ao local para ser contagiado pela euforia do ambiente proporcionado pelo S. João. As opções podem ser Almada ou a tradicional Festa de S. João do Porto, consoante a sua área de residência.

Agarre nos seus amigos e vá saltar a fogueira, beba um copinho, coma uma bifana e brinque com os martelinhos. Contemple o fogo de artifício e volte novamente a dar um pezinho de dança, pois a noite só termina quando o povo mandar…

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]