Um Violino no Telhado, uma peça de teatro de Filipe la Féria

2995
Um Violino no Telhado, uma peça de teatro de Filipe la Féria
Um Violino no Telhado, uma peça de teatro de Filipe la Féria

A Companhia do Teatro Politeama tem o orgulho de apresentar “Um Violino no Telhado”, o próximo grande espetáculo de Filipe la Féria com estreia em meados de Outubro, na grande rentrée da temporada teatral de 2010 na cidade de Lisboa.

Um Violino no Telhado

“Um Violino no Telhado” é o musical que conquistou o coração de milhões de pessoas em todo o mundo através da sua mensagem universal de amor, fé, tradição e tolerância. “Um Violino no Telhado” foi um dos maiores espectáculos da Broadway.

Estreado num dos mais carismáticos teatros de Nova Iorque, ganhou todos os Tony Awards em 1965, um ano após a sua estreia, tendo sido representado por todo o mundo e transposto para o cinema, num filme que obteve nove nomeações para os Óscares e que é hoje considerado um clássico da Sétima Arte.

“Um Violino no Telhado” é baseado nas histórias de Shalom Aleichem sobre a vida de um pequena cidade judia no sul da Rússia, nas vésperas da Revolução de Outubro. A personagem principal é Tevye, um leiteiro pobre que tem cinco filhas, uma mulher com uma língua viperina e sarcástica e um cavalo muito preguiçoso que não tem força para puxar a carroça.Apesar da sua pobreza e da austeridade do ambiente, Tevye mantém uma abordagem alegre nas questões da família, dos vizinhos e do seu Deus, a quem ele se dirige como se fosse um dos seus vizinhos, e não tanto como uma força omnipresente a temer.

A comunidade judaica desta pobre vila está assente na tradição e a chegada dos ventos de mudança irá transformar os seus valores e princípios que são pilares da estabilidade e coerência. A mudança é personificada não só com o advento da Revolução Russa, mas também pelos jovens que procuram esquivar-se da tradição, determinando o seu próprio caminho.

Com a mestria de Filipe La Féria, a encenação portuguesa de “Um Violino no Telhado” fala sobre o impacto das mudanças sociais e políticas no seio das comunidades e das famílias comuns, assim como as consequências das políticas do preconceito e da intolerância.

Neste sentido, “Um Violino no Telhado” tem a qualidade de permitir passar uma mensagem forte, enquanto diverte os espectadores com as suas melodias apelativas, o enredo cativante e a coreografia invulgar, características das Produções La Féria.

Classificação
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]