Trabalhos de Robert Frank na Galeria das Caravelas

1055

As suas fotografias e filmes tiveram um papel importante na produção artística do pós guerra. A arte apresentava-se com outra textura, graças á influência de Robert Frank, em exposição na Galeria das Caravelas.

O trabalho de Robert Frank, um dos mais conhecidos fotógrafos deste século, foi estudado arduamente, principalmente a partir de 1994 quando a National Gallery de Washington recebeu o seu arquivo. Nessa altura, foram feitas várias retrospectivas da sua obra na Europa, em Zurique, Amsterdão, e mesmo na Alemanha no Museu Folkwang, que organizou a exposição que vem até ao Centro Cultural de Belém.

Nesta exposição o intuito é estabelecer um paralelo entre as suas imagens em fotografia e no cinema, de forma a que se possa ter uma melhor compreensão das suas diferentes construções. Pouca ou nenhuma atenção tinha sido dada a este aspecto nas suas anteriores exposições ou publicações, onde habitualmente os seus trabalhos estavam separados, fotografias individuais na parede, alguns vídeos nas exposições e os filmes nas salas de projecção dos museus.

Na presente exposição, denominada por "Hold Still- Keep Going", as sequências de fotografias dos seus livros, as sequências fotográficas e as montagens/ colagens de fotografias e textos, são percebidas como extractos dos seus filmes. Baseando o seu trabalho na ideia de que só um processo intuitivo de percepção pessoal pode criar os pré-requisitos para um processo cognitivo, Robert Frank desenvolve um trabalho complexo que desenvolve a sua biografia.

Tanto as suas imagens fotográficas como os seus filmes tiveram uma influência decisiva na produção artística do pós guerra, contribuindo para um olhar mais crítico sobre a arte. A exposição compreende 6 projecções de slides, 2 "film stations" e cerca de 60 sequências fotográficas ou foto montagens.

A presente mostra encontra-se na Galeria das Caravelas, até ao dia 18 de Novembro, podendo a mesma ser apreciada diariamente, das 11 às 20 horas, sendo a última entrada às 19:15. Comissariada por Ute Eskildsen e Catherine Coleman, esta exposição é uma co-produção do Museum Folkwang, Essen e Museo Nacional Centro Reina Sofia, Madrid.

Nota: Esta informação foi retirada do programa mensal Outubro 2001 do Centro Cultural de Belém.

Classificação
A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]